Os vice-presidentes são Cíntia Weirich, Gustavo Cecon e Douglas Ludwig
redacao@serraempauta.com.br
06.12.2025 - 18h00min
Priorizando o diálogo para a construção de soluções, Daniel Panizzi assume a presidência do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves no biênio 2026/2027 disposto a protagonizar, com sua diretoria, um período de união e grandes realizações como legado para o Município. A solenidade de posse ocorreu na quinta-feira (4), na sede da entidade, reunindo cerca de 350 participantes.
"Assumo este compromisso não para 'reinventar a roda', mas para garantir a continuidade dos projetos estruturais e do diálogo aberto, aprofundando o que foi bem-feito ao longo do tempo. Uma entidade com a grandiosidade e a história do CIC-BG jamais poderia ser construída por uma única gestão. Ela é o resultado de uma caminhada pavimentada por líderes visionários, aos quais presto homenagem e reconhecimento pelo excelente trabalho desenvolvido. Cada presidente que me antecedeu entregou uma entidade mais forte, influente e representativa", disse. Panizzi é o 55º gestor no comando da Casa, fundada em 1914.
Para construir, em sua gestão, uma ponte entre o passado de sucesso e o futuro promissor almejado para Bento Gonçalves, o novo presidente tem definidos pilares prioritários para o trabalho da entidade: educação, segurança e saúde, consolidando a função do CIC-BG enquanto líder comunitário e garantidor de um ambiente de negócios próspero e duradouro para o Município. Na sequência, aparecem de forma estratégia o turismo/enoturismo, e os investimentos em inovação e competitividade.
"Essas são as bases do desenvolvimento. Uma comunidade que prospera nessas áreas, cria um ambiente de negócios mais atraente, produtivo e sustentável", defendeu.
Outro campo importante será a manutenção e fortalecimento de eventos – ExpoBento e Fenavinho, por exemplo –, além de outras importantes promoções que ocorrem no Município.
"Nosso compromisso é fortalece-los, garantindo que continuem sendo motores de desenvolvimento", lembrou.
Entendendo o desafio de presidir a entidade como um chamado à ação, Panizzi vê a oportunidade de retribuir a uma comunidade, e de zelar por uma entidade que moldou a história econômica desta região.
"Assumir a presidência de uma entidade tão importante como o CIC-BG é um ato de profundo desenvolvimento pessoal. É colocar à prova a capacidade de liderança, de ouvir, de negociar e de aprender com os mais diversos setores. É uma honra que nos faz crescer em humanidade e em visão estratégica", disse.
Ao seu lado, Panizzi conta com uma relação de mais de 20 diretores (veja abaixo) engajados e unidos pelos mesmos propósitos.
"A caminhada é desafiadora, mas estou cercado de uma diretoria competente, motivada e com profundo amor por Bento Gonçalves. Nosso olhar estará focado na inovação, na sustentabilidade e na defesa da livre iniciativa. Juntos, faremos do CIC-BG o elo mais forte da economia de nosso município. O trabalho começa agora", destacou.
Na gestão de Carlos Lazzari (2024-2025), Panizzi foi diretor de Relacionamento Vitivinícola do CIC-BG. Também presidiu a União Brasileira de Vitivinicultura (UVIBRA) nas gestões 2022-2023 e 2024-2025. Nesse mesmo período, foi vice-presidente do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (CONSEVITIS – RS).
Farmacêutico, formado na PUCRS, com especialização em Indústria, é diretor da Vinícola Don Giovanni, onde atua desde 2010. Na bagagem, traz também MBA Executivo em Saúde, pela Fundação Getúlio Vargas, e PDD (Programa de Desenvolvimento de Dirigentes), pela Fundação Dom Cabral.
Carlos Lazzari destaca realizações à frente da entidade
O discurso de despedida de Carlos Lazzari, que deixa a presidência da entidade na gestão 2024-2025 e assume o Conselho Superior no período 2026-2027, foi marcado pela apresentação do trabalho realizado e resultados conquistados no biênio.
O empresário lembrou momentos importantes da atuação representativa do CIC-BG, seu papel enquanto interlocutor e fomentador do desenvolvimento. Também destacou a relevância de projetos capitaneados pela entidade e suas contribuições coletivas – como é o caso dos eventos, entre eles ExpoBento, Fenavinho, Envase Brasil, Natal nos Vinhedos, Noite de Gala dos Vinhos e Espumantes e Sparkling Night Run – na condição de incentivadores do empreendedorismo, do turismo e da geração de oportunidades de negócios.
Nesse contexto, ainda, valorizou a atuação da entidade em projetos como o Qualifica Bento, o Miniempresa Junior Achievement, o Inova Bento – e em movimentos como o Bento+20 e o Unidos por Bento, entre outros.
"O CIC-BG ocupa uma posição estratégica fundamental em prol do desenvolvimento e do futuro de Bento Gonçalves, tendo um trabalho de articulação que impulsiona o progresso coletivo em diversas esferas, é um trabalho colossal, que nem sempre a comunidade tem conhecimento direto – mas que, seguramente, se beneficia dos resultados", disse.
No encerramento, Lazzari manifestou o agradecimento a todos que estiveram ao seu lado nessa jornada.
"Recebi uma missão da qual muito me orgulho e que entrego com satisfação de ter, junto com o trabalho de toda a diretoria, contribuído positivamente com a entidade, com o Município e microrregião. Nosso CIC-BG, em conjunto com todas as entidades setoriais, com o nosso poder público executivo e legislativo, e com todos os nossos associados, funcionários e assessorias, conduzem com muita excelência tudo que é realizado e concretizado, na construção de uma cidade pujante, que é exemplo e modelo para todos os municípios do nosso Brasil", disse.
A solenidade marcou, também, a despedida de Marijane Paese, que deixa o cargo de presidente do Conselho Superior (2024-2025) e torna-se sócia-honorária da entidade.
Mérito Empresarial
A noite teve, também, entrega do Mérito Empresarial, que premiou Casttini Móveis e Componentes na categoria indústria; Supermercado Grepar, na categoria Comércio; e Mérica Transportes e Logística na categoria Serviços.
Diretoria executiva gestão 2026-2027
Presidente: Daniel Panizzi
1ª Vice para Assuntos da Indústria: Cíntia Weirich
2º Vice para Assuntos da Indústria: Deonir De Toni
1º Vice para Assuntos de Comércio: Gustavo Cecon
2º Vice para Assuntos de Comércio: Vinícius Buffon
1º Vice para Assuntos de Prestação de Serviços: Douglas Ludwig
2º Vice para Assuntos de Prestação de Serviços: Diego Santi
1º Diretor Secretário: Gustavo Neis
2º Diretor Secretário: Thiago Manfrói
1ª Diretora Tesoureira: Júlia Medin Liviera
2º Diretor Tesoureiro: Vicente Tomasi
Diretor de Tecnologia e Informática: Roberto Carraro
Diretor da Construção Civil: Alan Scomazzon
Diretor de Planejamento Urbano: Diogo Parisotto
Diretor Vitivinícola: Roberto Cainelli Jr.
Diretor de Turismo, Gastronomia e Cultura: Emiliano Castaman
Diretor de Comunicação e Marketing: Rodrigo Valério
Diretora de Qualificação: Hildegard Tres
Diretor de Logística: César Anderle
Diretora de Infraestrutura: Sabrina Portaluppi
Diretor Social e Relacionamento com o Associado: Marcos Fracalossi
Diretor de Inovação: Cesar Cini
Executiva: Caroline Morás Basso
Leia mais:
Representante de Caxias do Sul é eleito presidente da Associação Gaúcha de Procons
Feira GrafiCafé reúne artistas neste domingo no Ordovás, em Caxias do Sul
CSG inicia lançamento das vigas da nova ponte sobre o Tega, em Caxias do Sul
Vereadora de Caxias do Sul assume a presidência do PSDB Mulher RS
KTO e AGAFUC ampliam parceria e apoio ao esporte inclusivo no RS
Tags:
Bento Gonçalves gestão 2026-2027 Daniel Panizzi assume presidência CIC
