Jair Zauza vai comandar a entidade recém criada ao lado da vice-presidente Juliana da Silva Camillo, coordenadora do Procon de Alegrete
redacao@serraempauta.com.br
06.12.2025 - 17h18min
O IV Seminário das Relações de Consumo, realizado em Caxias do Sul na última semana oficializou a criação da Associação Gaúcha de Procons (AGM). O encontro reuniu cerca de 50 representantes de Procons de diversas cidades do Rio Grande do Sul.
Durante o seminário, também foi eleita a primeira diretoria da AGM. O coordenador do Procon de Caxias do Sul, Jair Zauza, assumiu a presidência, enquanto a coordenadora do Procon de Alegrete, Juliana da Silva Camillo, foi escolhida como vice-presidente.
A nova entidade tem como objetivo unificar demandas, fortalecer a representatividade dos órgãos municipais e promover formação continuada para equipes que atuam na defesa do consumidor.
Segundo Zauza, a fundação da AGM é vista como um avanço significativo, capaz de ampliar o diálogo com o governo estadual, órgãos de controle, entidades civis e o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
"A eleição simboliza o reconhecimento ao nosso trabalho desenvolvido em Caxias do Sul e nosso papel ativo no fortalecimento do sistema de proteção e defesa do consumidor no Estado", destaca.
O presidente recém eleito ainda cita que a organização dos Procons, materializada na AGM, funciona como um hub de inteligência e força conjunta, permitindo que os pequenos Procons de municípios diversos tenham a mesma capacidade de resposta e diálogo que os grandes centros, elevando o patamar da proteção consumerista do RS.
A união de todos Procons tende a resultar diretamente em benefícios cruciais para a sociedade gaúcha:
1. Padronização e Eficiência: Permite a padronização de procedimentos e resulta em maior eficiência no atendimento ao consumidor.
2. Troca de Conhecimento: Garante a troca contínua de conhecimento entre coordenadores e equipes técnicas, essenciais para lidar com temas complexos como o "Procon IA" ou os "Desafios dos Jogos Online".
3. Políticas Públicas Articuladas: Possibilita o aprimoramento de políticas públicas com atuação coletiva e mais articulada.
4. Defesa Robusta: Oferece uma defesa mais robusta e coordenada diante de práticas abusivas de grandes empresas.
5. Representatividade: Promove a ampliação da voz dos Procons junto aos poderes públicos e à sociedade.
"A quarta edição do Seminário encerrou com o compromisso renovado de fortalecer os direitos dos consumidores gaúchos e consolidar os Procons como protagonistas na construção de um mercado mais equilibrado, ético e transparente. A posse da nova diretoria da AGM e o trabalho colaborativo que se inicia apontam para uma nova fase na defesa do consumidor no Rio Grande do Sul", enfatiza Zauza.
O Seminário de Relações de Consumo já se consolidou como um dos mais importantes encontros voltados à defesa do consumidor no Rio Grande do Sul. Esta edição serviu como um espaço estratégico de diálogo e capacitação técnica, abordando uma vasta gama de temas atuais, incluindo comércio digital, superendividamento, atualização das normas consumeristas e estratégias de cooperação interinstitucional.
Leia mais:
Feira GrafiCafé reúne artistas neste domingo no Ordovás, em Caxias do Sul
CSG inicia lançamento das vigas da nova ponte sobre o Tega, em Caxias do Sul
Vereadora de Caxias do Sul assume a presidência do PSDB Mulher RS
KTO e AGAFUC ampliam parceria e apoio ao esporte inclusivo no RS
Prataviera promove café da manhã com o Papai Noel, em Caxias do Sul
Tags:
Geral fortalecimento Jair Zauza Procon Caxias do Sul eleito presidente Associação Gaúcha de Procons
