Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Escritora de Caxias do Sul lança segundo livro de crônicas | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Escritora de Caxias do Sul lança segundo livro de crônicas | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Literatura

Escritora de Caxias do Sul lança segundo livro de crônicas

Obra de Marilia Frosi Galvão

Colunista - Redação

Redação

redacao@serraempauta.com
04.09.2024 - 15h42min

Severino Schiavo/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Seriam crônicas, resenhas ou ensaios? A escritora Marilia Frosi Galvão não se restringe a definições. Em seu novo livro, “Tudo é Momento”, mistura estilos literários com a mesma destreza com que descontrói conceitos prontos reproduzidos na sociedade.

banner-cetec-serraempauta.png

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A obra, a segunda da autora caxiense, será lançada em noite de autógrafos, em 12 de setembro, a partir das 18h, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, junto à Casa da Cultura, em Caxias do Sul. O evento é aberto ao público.

Recheado com 200 páginas, o novo livro agrega 40 textos da autora. Para simplificar, serão conceituados como crônicas. Sabores, saberes e encantos se entrelaçam em textos confessionais. Marilia não escreve. Ela conversa com o leitor. Troca. Desabafa. Conjectura. Instiga. Nas reticências, deixa espaço para a interlocução com o público, ou mesmo com a sua... consciência.

Nas páginas da obra, fluem temas ligados à literatura, a uma Caxias do passado, a lembranças desde a infância, a temperos gastronômicos, praia, moda, leituras, liberdade feminina.

Ao ler a obra, o leitor será conduzido a um passeio em um tempo em que o amor rege as relações, o entusiasmo dita o ritmo dos dias e a sutileza das palavras toca as profundezas d’alma.

Neste livro, ela opta por desacomodar. Seu olhar alcança histórias e percepções não óbvias. Não há assunto tabu, nem mesmo sexo, erotismo e adultério. Não por menos, Marilia Frosi Galvão sabiamente define-se como “narradora de si mesma” ou “a catadora de crônicas”.

Escritora já na maturidade

A obra “Tudo é Momento” dá sequência à imersão literária de Marilia Frosi Galvão após um hiato de oito anos, desde a publicação de seu livro de estreia, intitulado “Fagulhas”, também de crônicas, em 2016.

A escritora mergulhou no universo da escrita e produção de textos autorais após a transição de carreira, como conceitua o processo de sua aposentadoria. Tendo dedicado sua carreira profissional a atuar em escolas como professora de português e literatura (para o Ensino Médio) e técnicas de redação (para estudantes do pré-vestibular), só na maturidade a autora conseguiu dedicar-se com mais afinco à sua paixão pelos livros. Não apenas como leitora, característica sua desde a infância, mas também, e sobretudo, como escritora.

Quando encerrou seu ciclo como “profe”, entrou em cena a cronista. O tempo livre permitiu que Marilia mergulhasse em oficinas literárias e de crônicas com autores locais e gaúchos, além de encontros com escritores na região e no país. Era preciso exercitar a escrita. E, assim, a cronista emergiu, “desabrochou”, como define.

"Com a transição de carreira, tive tempo para fazer as coisas que eu não pude fazer antes. Fui dedicando-me a mim mesma, me inserindo mais no universo literário, desabrochando e me encantando com essa nova faceta que estava adormecida", define a escritora.

O livro será vendido a R$ 50.

Leia mais:
Eletric Move, de Caxias, tem apoio da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica
Jantar beneficente da ADCE arrecada R$ 125 mil em Caxias do Sul
Economia de Bento Gonçalves retoma crescimento de empregos
Escritório de advocacia de Caxias qualifica serviço na área internacional
Câmara de Vereadores de Caxias aprova LDO para 2025

Tags:

Cultura literatura escritora Marilia Frosi Galvão Caxias do Sul lança segundo livro crônicas