Siga nossas redes sociais
Logotipo - Estudantes de Bento recebem palestra sobre história da Festa Nacional do Vinho  | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Estudantes de Bento recebem palestra sobre história da Festa Nacional do Vinho  | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Contrapartida

Estudantes de Bento recebem palestra sobre história da Festa Nacional do Vinho

Iniciativa dos dos autores do livro Fenavinho – Mais do que uma festa encerrou o ano letivo

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Divulgação
Foto Principal - Notícia

Fabiano Mazzotti falou para mais de 200 estudantes e 20 professores

Os autores do livro FENAVINHO – Mais do que uma festa realizaram, ao longo de dezembro, a doação de exemplares da obra a escolas e bibliotecas de 35 cidades da região e promoveram palestras em instituições de ensino de Bento Gonçalves. A ação integra as contrapartidas sociais do projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), voltado à produção do livro, assinado pelos jornalistas Fabiano Mazzotti e Itacyr Giacomello.

banner_serra_encontro_fast.gif

Em Bento Gonçalves, quatro escolas municipais receberam palestras sobre a narrativa histórica da Fenavinho — evento considerado um marco para a evolução social e econômica do município. As atividades ocorreram nas escolas EMEM Alfredo Aveline, EMEF Princesa Isabel, EMEF Maria Margarida Zambon Benini e EMEF Fenavinho, entre os dias 5 e 10 de dezembro, reunindo mais de 200 estudantes e cerca de 20 professores.

Conduzidos por Fabiano Mazzotti, proponente do projeto, os encontros tiveram duração aproximada de 60 minutos e abordaram o significado histórico da Fenavinho para a comunidade local. Além de apresentar a obra, lançada em junho de 2025 durante a 20ª edição da festa, o jornalista destacou os principais fatos que marcaram o evento ao longo do tempo e o processo de construção coletiva do livro.

“O objetivo é despertar o interesse pela história local e reforçar a importância de conhecer o lugar onde se vive”, afirmou Mazzotti durante as palestras, ao ressaltar o valor educativo da Fenavinho e o papel da memória cultural na formação dos estudantes.

As palestras se somam ao plano de distribuição gratuita dos livros, que contemplou escolas e bibliotecas públicas de municípios vizinhos. Ao todo, dos 2.000 exemplares impressos, 800 foram destinados a patrocinadores, veículos de imprensa, escolas, bibliotecas públicas e prefeituras. As doações foram entregues diretamente pelo próprio autor, ampliando o acesso ao conteúdo histórico da festa em diferentes comunidades da região.

Tags:

Bento Gonçalves educação Festa Nacional do Vinho Fenavinho

Galeria