Últimas notícias de Caxias do Sul

Logotipo - Ex-presidente do Republicanos analisa cenário eleitoral de Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Ex-presidente do Republicanos analisa cenário eleitoral de Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Eleições 2020

Ex-presidente do Republicanos analisa cenário eleitoral de Caxias do Sul

Heron Fagundes foi o principal articulador da campanha que elegeu o prefeito Daniel Guerra

Colunista - André Tajes

andre.tajes@serraempauta.com

André Tajes/BD
Foto Principal - Notícia

O ex-presidente do Republicanos, Heron Fagundes, escreveu uma sequência de 25 textos neste no sábado (19), no Twitter, sobre o cenário eleitoral de Caxias do Sul. Ele foi o principal articulador da campanha que elegeu o prefeito Daniel Guerra e dois vereadores, Elisandro Fiuza e Chico Guerra, na eleição de 2016.

Fagundes também realizou a defesa que salvou Guerra do impeachment, em abril de 2018. Porém, desgastes internos afastaram o advogado e conselheiro do governo. Em maio do ano passado, Fagundes deixou a presidência da sigla e foi substituído pelo então secretário da Saúde, Júlio Freitas.

Na opinião do advogado (esquerda), o candidato a prefeito que quiser ganhar a eleição deve considerar quatros pontos: a transferência de votos, o peso político dos candidatos a vice, as coligações para o 2º turno e as propostas de governo.

Segundo Fagundes, três candidatos apostam na transferência de votos. Adiló Didomenico (PSDB) usa a imagem do deputado estadual, Neri, O Carteiro (Solidariedade), Carlos Búrigo usará o prestígio do ex-governador José Ivo Sartori e Júlio Freitas vai medir a popularidade do ex-prefeito Daniel Guerra. Ele lembra que Sartori e Guerra, não elegeram Búrigo e Dalva Guerra para a Assembleia. Agora chegou a vez de testar a força de Neri com Adiló.

- Entendo que até existirá uma certa transferência de votos, mas muito abaixo das expectativas que estão sendo criadas pelos próprios futuros candidatos.

Fagundes também considera que o eleitorado deverá prestar a atenção nos candidatos a vice. Nos bastidores dizem que Guerra não sofreu impeachment antes por que o vice era Ricardo Fabris de Abreu. Após a renúncia de Fabris, os vereadores concretizaram a cassação.

- Uns escolheram seus vices, para atender somente a costuras partidárias, nada além disso, e por fim tiverem que 'engolir' o primeiro tapa-furo que apareceu pela frente. Na minha visão, capacidade zero!

Coligações

“Engana-se quem acha que boa parte dos atuais candidatos, já não acertaram ou estão em vias de acerto para se unirem no 2º turno.”

Propostas de governo

“Já observei efeitos pirotécnicos nos anúncios de alguns pré-candidatos. Minha dica: cobre do seu candidato, o que efetivamente ele entende como projeto de cidade e aprofunde o assunto. Se ele gaguejar, descarte-o.”

Tags: