Conjunto de aquarelas de Diogo Borba fica em cartaz até o dia 27 de fevereiro
redacao@serraempauta.com.br
19.01.2026 - 11h22min
O campus-sede da Universidade de Caxias do Sul é, tradicionalmente, também um espaço de lazer e de cultura e uma opção de passeio à comunidade, ainda mais nesse período de férias. E é lá que está em cartaz até o dia 27 de fevereiro, na Galeria Universitária, a exposição "Aquarela del Sur: Traços da Vida e da Cultura Gaúcha", de Diogo Borba.
Composta por nove aquarelas, a mostra reúne obras que se dedicam a retratar a riqueza e a diversidade do cotidiano típico gaúcho e sua indumentária folclórica.
Acadêmico do curso de licenciatura em Música da UCS, Borba explica que a exposição celebra a arte da aquarela e destaca a importância de preservar e valorizar o patrimônio natural e cultural do Rio Grande do Sul.
"Também convida a refletir sobre a relação entre o homem e a paisagem, a história e a tradição e a beleza que nos rodeiam, muitas vezes tão próximas e tão facilmente esquecidas", complementa.
Segundo ele, a técnica da aquarela, conhecida por sua transparência e luminosidade, cria uma atmosfera única, em contraponto, em alguns casos, às cenas de rusticidade natural, "provocando o espectador a se perder nas nuances de cor e na suavidade das pinceladas".
Leia mais:
Linha 40 e Ana Rech abrem os Jogos Coloniais da Festa da Uva em Caxias do Sul
Prataviera Shopping promove liquidação de verão em Caxias do Sul
Icehot, de Bento Gonçalves, vira referência nacional em hidratação pública
Farroupilha realiza abertura simbólica da vindima
Prefeitura de Caxias do Sul nomeia professores para o início do ano letivo
Tags:
Cultura em Pauta Cultura Caxias do Sul Exposição UCS cotidiano indumentária cultura gaúcha
