As 13 modalidades divertiram os espectadores das comunidades do interior no final de semana
redacao@serraempauta.com.br
19.01.2026 - 09h20min
A Festa Nacional da Uva 2026 deu início aos tradicionais Jogos Coloniais, uma das programações mais queridas e simbólicas do evento, que celebra a cultura, os costumes e as tradições herdadas dos imigrantes.
A abertura, no sábado (17), no Largo da Estação Férrea em Caxias do Sul foi composta por provas demonstrativas (que não valem pontuação oficial) realizadas por representantes da imprensa e influenciadores, rainha, princesas, embaixatrizes, Comissão Social e representantes dos patrocinadores e entidades parceiras.
No sábado à tarde começou a etapa competitiva, na localidade de Linha 40 e no domingo (18), mesmo com chuva, a disputa ocorreu em Ana Rech.
Os Jogos Coloniais, já tradicionais na Festa da Uva comportam 13 modalidades que divertem os competidores pois remetem de forma estilizada a atividades realizadas antigamente pelos agricultores da região. São provas como: fazer bíguli (massa), debulhar milho, corrida de trator, amassar a uva com os pés, mini 48 (bocha), arremesso de queijo, corrida de carriola, “toma que é de uva” (ganha quem beber o suco de uva mais rápido), jogo da panòcia (arremesso de espiga de milho), carreto de cucagna, além de provas infantis como chute na mastela e corrida de saco. A programação inclui ainda uma prova surpresa, prevista para a etapa final, valendo o dobro de pontos.
“São jogos que emocionam e não nos deixam esquecer nossa cultura”, disse a rainha Elisa dos Santos Pereira D’Mutti, que participou de quase todas as atividades nas três etapas.
No Largo da Estação ela pisou a uva com os pés.
“Eu gosto de todos os jogos, eles representam nossos antepassados, mas a pisa da uva vai ser sempre o meu preferido. É um clássico!”,disse.
A abertura dos Jogos foi feita pelo presidente da Comissão Comunitária, Fernando Bertotto, que agradeceu a união e os esforços de todos que estão trabalhando pelo sucesso da Festa.
“A Festa da Uva é um grande acontecimento porque tem a participação das pessoas, das comunidades, das empresas, patrocinadores e imprensa. Os Jogos fazem parte dessa mobilização prévia e está bonito de ver a vontade das pessoas em participar”, salientou o presidente.
O prefeito em exercício, Edson Nespolo, que participou da abertura, relembrou que há 30 anos iniciou seus trabalhos na Festa da Uva, sendo presidente por quatro anos.
“A abertura dos Jogos Coloniais é um momento importante porque congrega o interior, os nossos colonos, que participam ativamente da nossa vida com a produção, com a uva. Os jogos preservam a valorização da cultura, é como uma viagem no tempo…”, disse o prefeito em exercício.
Durante o sábado e o domingo, a presença do influenciador Rafael Hack, que interpreta a personagem "Tia Gaúcha", arrancou risadas de todos. A convite da Orquídea Alimentos, o ator que tem mais de 500 mil seguidores no Instagram, veio a Caxias especificamente para participar das provas e divulgar a Festa da Uva nacionalmente. Empolgadíssimo, ele se divertiu e saiu com várias medalhas, entre elas no arremesso de queijo e corrida de carriola.
Outro influenciador nacional, também trazido pela Orquídea foi o "@gordofitness_" que possui público de 303 mil seguidores, ele também conquistou várias medalhas e está engajado na divulgação dos Jogos.
No sábado à tarde, apesar do calor intenso, a comunidade de Linha 40 se concentrou ao lado da Igreja para prestigiar os jogos. Classificados em 1º lugar no ano passado, eles pretendem repetir a conquista. Uma das disputas mais divertidas, do sábado à tarde, foi a prova demonstrativa de fazer bíguli. As embaixatrizes venceram a corte produzindo algumas gramas a mais de massa na prova.
"Eu gostei muito. É muito divertido!", disse a rainha Elisa.
No domingo, a rua em frente a Praça de Ana Rech foi o cenário para os Jogos Coloniais. A empolgação da plateia aumentou quando Dona Geni Terezinha Perera, 70 anos, mostrou a todo seu talento em manusear a máquina de produzir bíguli (massa).
"Foi a primeira vez que eu participei de uma coisa assim aqui em Ana Rech. Foi muito legal, muito divertido! Gostei!", disse.
Nas próximas semanas os Jogos Coloniais seguem sendo realizados no interior de Caxias. Todas as disputas são gratuitas e abertas ao público. Para participar das provas, o jogador deve ser da comunidade e a inscrição pode ser feita na hora.
A equipe vencedora dos Jogos Coloniais será premiada com R$ 10 mil, valor que deverá ser destinado a uma escola municipal ou estadual da comunidade campeã. As equipes que conquistarem o 1º, 2º e 3º lugar também recebem medalhas e troféus.
A próxima etapa dos Jogos Coloniais será no sábado (24), em Criúva, às 15h30min, em frente ao Salão Paroquial da Comunidade. Também ocorrerão etapas competitivas em Vila Cristina, Vila Oliva, Vila Seca, Santa Lúcia do Piaí, Desvio Rizzo, Forqueta, São Luiz da 6ª Légua e Fazenda Souza.
Haverá ainda uma etapa dos Jogos Coloniais Adaptados para pessoas com deficiência, dia 25 de fevereiro, às 15h30min, no Enxutão.
A grande final será no penúltimo dia da Festa da Uva, 7 de março, à tarde, na Rua Sinimbu, na frente da Catedral.
Leia mais:
Prataviera Shopping promove liquidação de verão em Caxias do Sul
Icehot, de Bento Gonçalves, vira referência nacional em hidratação pública
Farroupilha realiza abertura simbólica da vindima
Prefeitura de Caxias do Sul nomeia professores para o início do ano letivo
Requalificação da Rota do Sol começa entre Tainhas e Terra de Areia
Tags:
Geral tradição Linha 40 Ana Rech abrem Jogos Coloniais Festa da Uva Caxias do Sul
