Interessadas podem registrar participação até o dia 15 de janeiro de 2026
redacao@serraempauta.com.br
19.11.2025 - 08h59min
Marco histórico de Bento Gonçalves, a Festa Nacional do Vinho prepara uma edição especial para comemorar seus 60 anos, a serem celebrados em 2027. Um capítulo essencial desse acontecimento, no entanto, começa a ser escrito ainda neste ano, com a abertura do concurso que elegerá a corte da emblemática 22ª edição da festa.
As meninas interessadas em disputar o título de imperatriz do vinho já podem confirmar presença no certame. O período de inscrições seguirá aberto até o dia 15 de janeiro de 2026, com as interessadas devendo preencher a ficha neste link onde também é possível acessar o regulamento completo.
Para estarem aptas a disputar a coroa, as candidatas devem ter idade mínima de 21 anos, completos até a data da inscrição, e idade máxima de 35 anos na data de sua inscrição; serem domiciliadas em Bento Gonçalves há pelo menos quatro anos e ter ensino médio completo.
Outro requisito importante é representar até duas organizações legalmente constituídas no município, como empresas, entidades, associações clubes sociais, esportivos, culturais, recreativos ou de serviços, bem como centros culturais e acadêmicos.
A escolha do trio de soberanas, formado pela imperatriz do vinho e pelas damas de honra, ocorrerá em plena realização da 21ª Fenavinho: no dia 8 de junho de 2026 (dia de passe livre, na feira/festa), os jurados terão a missão de definir a corte dos 60 anos da Fenavinho, após o desfile das candidatas.
Elas serão avaliadas pela simpatia e cordialidade, pela beleza, pela desenvoltura e pela tranquilidade e naturalidade. No dia anterior ao desfile, elas enfrentam outra etapa em busca da coroa de imperatriz. As meninas serão sabatinadas na prova da entrevista, tendo a apresentação pessoal, a comunicação e expressão e o conhecimento avaliados.
Além disso, o voto popular será outro componente para somar à nota das candidatas. Uma enquete no Google Forms será disponibilizada para as pessoas votarem em suas candidatas preferidas.
Após terem suas candidaturas homologadas, elas participarão de toda programação pré-concurso, o que inclui visitas a roteiros turísticos, lições de etiqueta e aulas sobre a história do município e da Fenavinho.
Assim com a atual corte – a Imperatriz do Vinho, Laura Strozak, e as Damas de Honra Yasmin Barbacovi e Graziele Miszevski –, o novo trio de soberanas terá uma rotina intensa de trabalho voluntário para promover a histórica edição de 60 anos da principal festa do município.
"A escolha da corte é um momento de integração e orgulho comunitário. Queremos envolver a população nesse processo e eleger mulheres que representem a essência da nossa festa, demonstrando carisma, conhecimento cultural e amor pelas nossas origens, de modo a valorizar o legado vitivinícola deixado pelos imigrantes italianos, levando o nome da Fenavinho e do município por onde passarem", diz a coordenadora do comitê da 21ª Fenavinho, Ana Possamai.
A 21ª Fenavinho ocorrerá em conjunto com a 34ª ExpoBento, entre os dias 4 e 14 de junho de 2026, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Leia mais:
Sesc promove Vitrine Literária em homenagem ao Dia da Consciência Negra
Aeroporto Hugo Cantergiani recebe grafites em Caxias do Sul
Vinícola Aurora abre 120 vagas temporárias para a safra 2026 em Bento
Mississippi Delta Blues Festival celebra o blues de Chicago em Caxias
Assembleia inaugura galeria em homenagem a deputados cassados em regimes de exceção
Tags:
Concurso Bento Gonçalves Fenavinho inscrições candidatas corte festa Candidatas
