Siga nossas redes sociais
Logotipo - Livro resgata histórias da comunidade de São Luiz, no interior de Farroupilha | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Livro resgata histórias da comunidade de São Luiz, no interior de Farroupilha | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Cultura em Pauta

Livro resgata histórias da comunidade de São Luiz, no interior de Farroupilha

"A vida deste meu lugar" é organizado por Ângela Maria Jung Silvestrin e Stela Maris Lovatto Ter Sarkissoff

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Arquivo Pessoal
Foto Principal - Notícia

Com o objetivo de registrar as histórias da pequena e antiga comunidade de São Luiz, no interior de Farroupilha, a professora Ângela Maria Jung Silvestrin e a psicóloga Stela Maris Lovatto Ter Sarkissoff apresentam o livro "A vida deste meu lugar". A obra reúne depoimentos dos moradores e fotos históricas da localidade do Terceiro Distrito do município.

banner_serra_encontro_fast.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O lançamento do livro será realizado nesta sexta-feira (7), às 19h, no salão da comunidade de São Luiz. Além do coquetel com sessão de autógrafos, o evento contará com apresentação musical do tenor Dirceu Pastori e o pianista Paulo Johann.

Conforme as organizadoras, o projeto iniciou de forma despretensiosa. O primeiro texto do livro foi escrito para as comemorações do centenário da comunidade de São Luiz, em 2017, e serviu para despertar o desejo crescente de ouvir e registrar as histórias dos moradores da localidade.

Assim, foram organizadas rodas de conversas para falar sobre temas como os domingos e as festas comunitárias, os casamentos e namoros, os rituais, as brincadeiras, fatos engraçados e trágicos, esportes e sobre pessoas que deixaram suas marcas no lugar.

Para o segundo encontro, em março de 2018, as pessoas foram convidadas a reunir fotos sobre as festas. E assim, sucessivamente, a cada mês, foram realizadas mais sete rodas de conversa. As conversas foram transcritas e as fotos documentadas, e agora embasam o livro.

Ângela e Stela contam que para o início deste registro de memórias o desafio foi elencar critérios para decidir quem deixou suas marcas na comunidade.

"Foi então que decidimos convidar todas as famílias a contarem suas histórias. Também abrimos espaço a quem estivesse disposto a colocar suas impressões sobre personalidades ou fatos vividos, o que explica a mesma história ser contada por diferentes pessoas, o que optamos por aceitar e publicar, pois eram pontos de vista diferentes e que enriqueciam a obra. Eram trocas emocionadas, onde uma pessoa recordava um fato, outra complementava, formando um mosaico de informações que surpreendiam os mais jovens, pois desconheciam que a vida era assim até bem pouco tempo atrás", conta Ângela.

Stela explica que muitas famílias escreveram suas memórias e outras se dispuseram a contá-las oralmente, deixando a cargo dela e de Ângela o registro na forma escrita. Ao todo são mais de 50 relatos que compõem a obra.

"Desejávamos organizar um trabalho coletivo que falasse sobre as vivências deste grupo de pessoas, que atravessaram juntas as transformações sociais, culturais e tecnológicas ocorridas a partir da chegada dos primeiros moradores, ainda no século XIX, atravessaram o século XX e chegaram ao século XXI, compartilhando tradições que preservam com carinho e que ficarão registradas para as gerações futuras", comenta Stela.

Foi em 2024 que a dupla percebeu que tinha em mãos o material para a produção e publicação de um livro, projeto que foi apresentado e aceito por toda a comunidade.

O título "A vida deste meu lugar" é inspirado na composição de Fernando Brant, que retrata diversos aspectos da comunidade, como a Estação Tiradentes, com a chegada e a partida do trem.

Os textos retratam aspectos da comunidade de São Luiz, como os nascimentos, casamentos e falecimentos, e momentos históricos, como a chegada da energia elétrica e do trem.

Também são destacados locais que fazem parte da trajetória dos moradores, como a Associação Grêmio São Luiz, a Escola Tiradentes, a Escola Estadual Carlos Fanton e a Escola Lidovino Antônio Fanton.

"Estou muito feliz por participar da organização destes textos, porque sei que estamos deixando um legado. Sempre haverá quem leia e quem encontre nestas memórias a compreensão de um tempo, o conhecimento de pessoas, fatos e histórias que, de outra forma, certamente, cairiam no esquecimento", conclui Ângela.

Exemplares da obra serão doados às escolas e bibliotecas do município de Farroupilha.

Leia mais:
Hospital Tacchini de Bento consolida serviço de cuidados paliativos

Câmara de Caxias do Sul aprova criação de protocolo antirracista
Caxias do Sul conhece a nova corte do Carnaval 2026
Electric Move tem programação definida em Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias identifica responsáveis por descarte irregular de lixo

Tags:

Cultura em Pauta Cultura Farroupilha Livro histórias comunidade São Luiz A vida deste meu lugar