Siga nossas redes sociais
Logotipo - Câmara de Caxias do Sul aprova criação de protocolo antirracista | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Câmara de Caxias do Sul aprova criação de protocolo antirracista | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Por unanimidade

Câmara de Caxias do Sul aprova criação de protocolo antirracista

A idealização da medida coube ao presidente da Casa, vereador Lucas Caregnato

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Pietra Lima/Câmara de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou por unanimidade o projeto de resolução que institui um protocolo antirracista no Legislativo. A proposta, de autoria da Mesa Diretora, tem como objetivo prevenir, acolher e enfrentar práticas racistas no ambiente institucional. A votação ocorreu durante a sessão do dia 23 de outubro. A idealização da medida coube ao presidente da Casa, vereador Lucas Caregnato (PT).

banner_serra_encontro_fast.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

A instituição do protocolo, de acordo com o documento, é uma medida necessária para reforçar o compromisso do Parlamento com os direitos humanos e a democracia, prevenir conflitos e práticas discriminatórias dentro da instituição, garantir proteção e acolhimento às vítimas de racismo, e assegurar que os processos legislativos e administrativos ocorram em um ambiente de respeito e igualdade.

O projeto argumenta que o protocolo materializa o compromisso da Casa com a luta antirracista, a dignidade da pessoa humana e a construção de uma sociedade mais justa, plural e democrática.

Com a implementação do protocolo, o Parlamento caxiense deverá promover diversas medidas preventivas, como: cursos e oficinas periódicas sobre racismo estrutural e legislação antirracista; campanhas institucionais de conscientização, com afixação de materiais educativos em todos os setores; revisão de documentos e comunicações oficiais, de modo a eliminar termos discriminatórios; e a inclusão de uma cláusula antirracista no Regimento Interno.

Além disto, o protocolo defende a criação de um Comitê de Acolhimento e Enfrentamento ao Racismo, que será composto por: um vereador ou vereadora indicado (a) pela Mesa Diretora; um servidor ou servidora indicado (a) pela Mesa Diretora; um servidor ou servidora do setor de Recursos Humanos da Câmara; um representante da sociedade civil, indicado (a) pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra ou entidade equivalente.

Entre as ações cabíveis ao comitê estão: o acolhimento e orientação de vítimas de práticas racistas; a apuração de denúncias no prazo de até 60 dias; a elaboração de um relatório conclusivo, com recomendações de medidas; e o encaminhamento, quando necessário, de denúncias à Comissão de Ética Parlamentar do Legislativo, ao Ministério Público ou à Delegacia especializada.

Leia mais:
Caxias do Sul conhece a nova corte do Carnaval 2026

Electric Move tem programação definida em Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias identifica responsáveis por descarte irregular de lixo
Feira do Livro de Porto Alegre inicia com programação até 16 de novembro
Conselho Universitário da UFRGS aprova criação do campus em Caxias do Sul

Tags:

Política unanimidade Câmara de Caxias do Sul aprova criação protocolo antirracista Caxias do Sul