Martha Medeiros é a patrona do evento que conta com 79 bancas e centenas de atividades gratuitas
redacao@serraempauta.com.br
01.11.2025 - 12h36min
A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre abriu oficialmente nesta sexta-feira (31), movimentando a Praça da Alfândega desde as primeiras horas do dia. Muitos visitantes e escolas circularam pelo espaço, visitaram bancas e prestigiaram as primeiras atividades da programação.
A cerimônia oficial de abertura ocorreu às 17h, no Teatro Petrobras Carlos Urbim, e reuniu autoridades, patronos, escritores, livreiros, patrocinadores, imprensa e público em geral. O momento contou com a participação especial do cantor e compositor Elton Saldanha e banda.
O escritor Sérgio Faraco, patrono da 70ª edição, e a escritora Martha Medeiros, patrona desta edição, encontraram-se no palco, no qual Faraco entregou a chave da Feira à nova patrona.
A abertura marcou também a despedida de Maximiliano Ledur, que conclui seu ciclo de quatro anos à frente da Câmara Rio-Grandense do Livro. Ledur destacou os desafios do período, marcado pelos efeitos da pandemia, pela complexidade de manter financeiramente um evento cultural deste porte e, mais recentemente, pelo impacto das enchentes no Estado.
“A Feira segue porque é maior do que qualquer gestão. Ela pertence à cidade, aos leitores, aos livreiros, aos escritores — a todos que ajudam a construir essa história há 71 anos. Mesmo diante dos obstáculos, nunca deixamos de acreditar no poder transformador do livro e da cultura. Essa edição é, mais uma vez, um convite à reconstrução, ao encontro e à esperança,” reforçou.
A solenidade contou com a presença do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; do diretor do Departamento do Livro, Leitura e Literatura e do Instituto Estadual do Livro, Sílvio Bento, representando o secretário de Estado da Cultura; e do diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura, Jéferson Assumpção.
Também participaram representantes das instituições patrocinadoras e apoiadoras: Alessandra Teixeira, gerente de Patrocínios da Petrobras; Marvin Ramgrab, gerente de Experiência do Cliente da CEEE Equatorial; Carolina Bahia, gerente executiva de Relações Institucionais da Sulgás; Fernando Guerreiro Lemos, presidente do Banrisul — que falou também pela Vero; Marcos de Souza Oliveira, superintendente executivo de Governo da Caixa; e Alberto Freitas, diretor de Comunicação do Grupo Zaffari.
Durante 17 dias, até 16 de novembro, o público poderá circular pelas 79 bancas (66 na área geral, 10 na área infantil e juvenil e três na área internacional), além de desfrutar de uma programação intensa, composta por centenas de atividades gratuitas, incluindo sessões de autógrafos, debates, contações de histórias, oficinas e apresentações artísticas.
A expectativa é receber cerca de 1,5 milhão de visitantes. As bancas funcionam diariamente das 10h às 20h, e a programação completa pode ser conferida neste link.
Estrutura
:: 79 bancas
:: 66 área geral
:: 10 área infantil e juvenil
:: 3 área internacional
Programação
:: 258 eventos para o público adulto
:: 401 atividades na área infantil e juvenil
:: + de 700 sessões de autógrafos
:: Centenas de atrações gratuitas: debates, oficinas, apresentações artísticas e contações de histórias
Autores
:: + de 300 autores gaúchos
:: + de 40 autores nacionais
:: 17 autores internacionais
Público e vendas
:: Expectativa: 1,5 milhão de visitantes durante os 16 dias
:: Ano passado: 241 mil livros vendidos
Leia mais:
Conselho Universitário da UFRGS aprova criação do campus em Caxias do Sul
CASE de Caxias recebe evento com música, poesia, breaking e graffiti
Samae entrega proposta de atualização da Lei das Águas de Caxias do Sul
Conheça quem são os cinco Guardiões da Aldeia Sesc 2025, de Caxias
Magia do Natal encanta Nova Petrópolis a partir de 7 de novembro
Tags:
Cultura em Pauta Cultura Porto Alegre Feira do Livro programação Martha Medeiros atividades livro
