Evento climático causou prejuízos em cerca de 25 propriedades
redacao@serraempauta.com.br
30.01.2026 - 11h54min
Uma chuva de granizo atingiu o interior de Flores da Cunha na tarde da quarta-feira (28) e causou prejuízos em áreas agrícolas do Município. Segundo a Secretaria de Agricultura, entre 20 e 25 propriedades foram afetadas nas comunidades de Alfredo Chaves, Medianeira e Linha 40.
Conforme a estimativa inicial, cerca de 60 hectares foram atingidos, principalmente parreirais que estavam próximos do período de colheita. As áreas já haviam sido impactadas pelo tornado registrado no fim do ano passado.
De acordo com o secretário de Agricultura, Jamur Mascarello, o granizo teve intensidade de média a alta, e os danos ainda estão sendo avaliados. Segundo ele, os prejuízos podem se estender até a próxima safra.
"Alguns cultivos foram atingidos, mas especialmente as parreiras, com a uva praticamente pronta para a colheita. Isso compromete a produção deste ano e também a videira para a próxima safra”, afirmou.
Equipes da Secretaria de Agricultura estiveram nas localidades para desobstruir estradas e seguem com o levantamento dos danos causados à comunidade.
A administração municipal informou ainda que mantém o projeto de implantação de um sistema antigranizo, com o objetivo de auxiliar os agricultores diante de eventos climáticos extremos.
Leia mais:
Sala de Exposições do Ordovás, em Caxias, abre mostra de curadoria coletiva
Festa do Figo movimenta Nova Petrópolis neste fim de semana
Edital para viaduto na BR-116 em Caxias do Sul sai em abril, diz ministro
Sindiserv pede municipalização das UPAs em Caxias do Sul
Prefeitura recolhe cerca de 50 toneladas de lixo no Saúde, em Caxias do Sul
Tags:
Geral agricultura granizo atinge 60 hectares interior Flores da Cunha
