Siga nossas redes sociais
Logotipo - Conselho Universitário da UFRGS aprova criação do campus em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Conselho Universitário da UFRGS aprova criação do campus em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Histórico

Conselho Universitário da UFRGS aprova criação do campus em Caxias do Sul

Foram 66 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções. Reunião ocorreu nesta sexta-feira, e foi acompanhada por estudantes de Ensino Médio da região

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Pietro Scopel/Secom UFRGS/Divulgação
Foto Principal - Notícia

"Vai ter federal na Serra!". A frase entoada pelos estudantes que acompanharam a votação da proposta de criação do campus da UFRGS em Caxias do Sul, nesta sexta-feira (31), torna-se símbolo de uma conquista histórica, fruto de intensa mobilização da Serra por uma universidade federal na região. O Conselho Universitário (Consun), reunido em sessão especial, aprovou por 66 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções, a criação e instalação do novo campus.

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Os conselheiros debateram o parecer 251/2025, da Comissão de Legislação e Regimentos do Consun, que recomendava a aprovação da proposta encaminhada pelo Gabinete da Reitoria, prevendo a oferta de seis cursos de graduação – nas áreas de Engenharia de Produção Mecânica; Engenharia Agrícola; Engenharia de Materiais e Manufatura; Ciência de Dados; Administração; e Pedagogia –, além da possibilidade de posterior ampliação da oferta com cursos nas áreas de Saúde, Artes e Humanidades.

O parecer aprovado resgata todo o processo de discussão na UFRGS e na comunidade, iniciado em junho de 2024, após o anúncio pelo Governo Federal do Novo PAC da Educação Superior e que culminou na proposição apreciada pelo Consun.

Em várias manifestações de apoio à instalação da UFRGS na Serra, os conselheiros destacaram a preocupação com a sustentabilidade financeira do novo campus e da própria UFRGS, tendo em vista a realidade orçamentária da Universidade.

O parecer aprovado contempla esse tema no conjunto de itens apresentado como condicionante à instalação. O documento expressa a necessidade de garantia de recursos para capital e custeio adicionais (além dos R$ 60 milhões do Novo PAC para implantação do Campus) por meio da Lei Orçamentária Anual e recomposição inflacionária anual com projeção orçamentária plurianual até o quinto ano da implantação do Campus.

Também estão listadas entre as condicionantes: a oferta de restaurante universitário e a publicização de dados contábeis específicos do Campus Serra em relatórios anuais que devem ser apresentados ao Consun sobre a situação da unidade com informações relevantes para a consolidação da expansão da Universidade.

O vice-reitor Pedro Costa disse que nos encontros de discussão da proposta com as unidades acadêmicas e nos debates com a comunidade não houve negação dos riscos relacionados ao projeto e que todos estão mobilizados para que as questões elencadas no parecer sejam contempladas.

Comemoração

A reitora Marcia Barbosa presidiu a sessão e comemorou a aprovação, juntando-se ao coro dos estudantes: “Vai ter UFRGS na Serra!”, disse. A dirigente agradeceu o trabalho da Comissão de Assessoramento para Criação e Instalação do Campus da UFRGS em Caxias do Sul e o apoio de todos os envolvidos nesse processo.

A Sala dos Conselhos lotou com a presença de políticos da Serra, integrantes da Administração Central e demais membros da comunidade acadêmica. No hall do segundo andar do prédio da Reitoria, estudantes, professores e lideranças da região, acompanharam a sessão por um telão e celebraram a conquista.

O estudante Marco Antônio da Silva, conhecido por Marco CJ, comemorou a vitória, convidando os presentes para um jogral que saudou os conselheiros e todos os que se engajaram na mobilização popular pela UFRGS na Serra, além de afirmar que a instalação da universidade pública, gratuita e de excelência em Caxias irá “transformar vidas”.

Artur Ernesto Koch e Pâmela Maria Piolla, alunos do segundo ano do Ensino Médio Técnico da Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha, relataram estar confiantes de poder cursar a UFRGS em Caxias a partir de 2027. Eles faziam parte do grupo de 30 estudantes desta escola localizada em São Pedro da Terceira Légua, que esteve na UFRGS nesta sexta histórica. Segundo eles, foram anos de batalha que agora se concretizam numa conquista que irá beneficiar os jovens da região.

O presidente da associação mantenedora da Escola Alceu Dalle Molle manifestou sua alegria por ver que os alunos oriundos de mais de 30 localidades próximas a Caxias, poderão ingressar numa universidade federal após concluírem uma formação técnica em Agropecuária, dando continuidade aos seus estudos e contribuindo para o desenvolvimento da região.

Marcia Barbosa confirmou que a UFRGS irá realizar um processo seletivo especial em fevereiro de 2026 para ingresso no primeiro curso de graduação do novo campus. Conforme a reitora, a Universidade executará um trabalho intenso a partir de agora.

"O momento é de colocar mais pressão sobre o Governo Federal, a fim de receber os recursos humanos e mais recursos financeiros. Na próxima semana, serão formalizadas as comissões específicas – de Aquisição de Estrutura Física; de Projeto Pedagógico; e de Estrutura Organizacional e Pessoal – previstas no plano de instalação", garantiu.

Marcia revelou também que as pessoas envolvidas nesses processos já vêm trabalhando intensamente para viabilizar o mais rápido possível a instalação da UFRGS na Serra.

Leia mais:
CASE de Caxias recebe evento com música, poesia, breaking e graffiti
Samae entrega proposta de atualização da Lei das Águas de Caxias do Sul
Conheça quem são os cinco Guardiões da Aldeia Sesc 2025, de Caxias
Magia do Natal encanta Nova Petrópolis a partir de 7 de novembro
Feira do Livro de Farroupilha ocorre na próxima semana: confira a programação

Tags:

Geral histórico Conselho Universitário UFRGS aprova criação campus Caxias do Sul