Basílio Vivan integra a diretoria como vice-presidente
redacao@serraempauta.com.br
14.12.2025 - 15h55min
A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) terá o empresário Vitor Agostini como presidente no biênio 2026-2027. Ele assume ao lado do vice-presidente Basilio Vivan e da diretoria apresentada na última semana em Bento Gonçalves. A nova gestão inicia em janeiro do próximo ano, sucedendo a diretoria presidida por Euclides Longhi, que liderou a entidade entre 2023 e 2025.
Criada em 1987, a Movergs reúne a atuação voluntária de empresários com foco no fortalecimento do setor moveleiro gaúcho. Para os próximos dois anos, a diretoria e a equipe técnica da associação trabalharão de forma integrada para apoiar e impulsionar mais de 2.600 empresas do segmento no Estado — indústrias de diferentes portes e nichos que, juntas, empregam quase 35 mil profissionais e movimentam mais de R$ 12 bilhões por ano.
Em seu pronunciamento, Agostini afirmou estar “pronto e grato pela confiança dos empresários” e destacou o compromisso de manter iniciativas já em andamento para tornar as indústrias gaúchas mais competitivas. “Para essa nova gestão, o compromisso é dar continuidade aos projetos que ajudam a tornar as indústrias de móveis do Rio Grande do Sul mais fortes e competitivas. Chegamos com novos olhares e vontade de fazer a diferença, assim como nossos antecessores”, disse. O futuro presidente da Movergs também sinalizou a intenção de seguir com a aproximação entre polos produtivos, além de renovar e criar parcerias, promover eventos de qualificação, estimular o associativismo e buscar informações e ações estratégicas.
Trajetória profissional e atuação institucional
A trajetória profissional de Vitor Agostini reúne passagens por vendas e pelo setor metalúrgico, porém, foi a partir de 1993 que ele iniciou no ramo moveleiro. Abriu a própria empresa em Bento Gonçalves para vender madeira trazida do Norte do Brasil. Três anos depois, passou a fabricar componentes para a indústria moveleira, tendo um de seus irmãos como sócio. Em meados de 2003, a operação foi reestruturada para produzir mobiliário, dando origem à Casttini — atualmente com 70 colaboradores, parque fabril de mais de 10.400 m² e lojas exclusivas em 13 estados brasileiros.
No campo institucional, Agostini já atuou como vice-presidente da Fundaparque, diretor de Serviços da feira ExpoBento, conselheiro do Condebento, vice-presidente para assuntos da indústria do CIC-BG, diretor de Infraestrutura da feira Movelsul Brasil, vice-presidente do Consepro e vice-presidente de Serviços do Clube Esportivo. Ele também foi vice-presidente da Movergs na gestão 2023-2025.
Encerramento de gestão e transição
Antes de anunciar a nova diretoria, o então presidente da Movergs, Euclides Longhi (Diretor da Multimóveis), encerrou o mandato lembrando ações realizadas ao longo da gestão, como três edições do Congresso Movergs, duas edições da Fimma Brasil, a aproximação com entidades, participações em eventos e iniciativas de solidariedade após as catástrofes climáticas enfrentadas pela população gaúcha em 2024.
“Para continuar crescendo com sustentabilidade, é preciso a união de toda a cadeia produtiva de madeira e móveis. Esse foi meu propósito quando assumi a presidência da Movergs. Nossa diretoria tinha consciência dos desafios que teríamos pela frente, mas nunca perdemos o otimismo e a vontade de acertar. Tenho certeza que a gestão do Vitor Agostini e seus diretores será de muito sucesso e grandes conquistas. Sempre estarei à disposição de todos vocês”, afirmou Longhi, que passará a integrar o Conselho Consultivo da entidade.
Lideranças prestigiaram o anuncio da nova diretoria e despedida de Longhi
O presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Irineu Munhoz, afirmou que a Movergs tem “trajetória exemplar na defesa e no fortalecimento da indústria moveleira gaúcha e brasileira”, com atuação decisiva para o desenvolvimento do setor, pautada por “seriedade, integração e visão estratégica”.
O deputado estadual Guilherme Pasin, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Moveleiro Gaúcho, avaliou que a atuação da diretoria foi determinante para atravessar desafios complexos, mantendo competitividade e capacidade de crescimento, e desejou êxito à equipe que assume, liderada por Agostini.
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, destacou o peso do trabalho cotidiano em entidades representativas e defendeu a proximidade entre poder público e instituições. Já o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Bento, Anderson Zanella, ressaltou que a atual diretoria trabalhou com “entrega, carinho, amor no que se faz” e reforçou seu apoio aos que estão assumindo, especialmente em momentos difíceis.
Diretoria e conselhos da gestão 2026-2027
Diretoria
Conselho Fiscal
Conselho Consultivo
Tags:
movergs diretoria movergs 2026-2027 Vitor Agostini Euclides Longhi
