Reunião também vota criação de dois departamentos
redacao@serraempauta.com.br
14.12.2025 - 10h30min
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFRGS realiza no dia 17, a partir das 14h, uma reunião extraordinária para apreciação das propostas de criação de dois cursos de bacharelado no Campus Serra da UFRGS, que será instalado em Caxias do Sul. Os relatórios são referentes aos cursos Ciência de Dados e Psicologia e são os primeiros a serem analisados.
Também estará em votação a previsão de dois departamentos acadêmicos em Caxias: “Ciências Naturais e Tecnologia” e “Ciências Humanas e Sociais Aplicadas”. Os interessados poderão acompanhar a reunião ao vivo, pela internet no link aovivo.ufrgs.br/cepe.
Os relatórios em análise apresentam a estrutura curricular, a oferta anual de vagas e os planos de pessoal necessários para os dois cursos, com previsão de início das atividades em 2026 e processos seletivos específicos para o primeiro ingresso. A proposta prevê 60 vagas anuais em cada graduação, distribuídas nos dois semestres letivos. Os novos departamentos em aprovação vão constituir a base administrativa necessária para abrigar docentes dos primeiros cursos e organizar atividades de ensino, pesquisa e extensão na fase inicial do campus.
A análise no CEPE integra as etapas de estruturação acadêmica do processo de implantação do campus da UFRGS na Serra Gaúcha. Caso as propostas sejam aprovadas nessa instância, a criação dos cursos e dos departamentos dependerá, ainda, de deliberação do Conselho Universitário (Consun), instância máxima da universidade.
Sobre os novos cursos
De acordo com a proposta apresentada, o curso de Bacharelado em Ciência de Dados tem o objetivo de promover uma abordagem interdisciplinar que integra conhecimentos de Computação e de Estatística, acompanhados de formação matemática consistente. A meta é preparar profissionais capazes de conceber e utilizar tecnologias e métodos voltados ao processamento, organização, análise e interpretação de dados, reunindo domínio teórico e experiência prática para atuar em diversos contextos e áreas de aplicação.
No parecer de criação do Bacharelado em Psicologia, aponta-se que a graduação é projetada para formar profissionais com identidade singular, profundamente conectados às realidades e aos desafios do seu território de atuação. Nesse sentido, o curso está organizado de modo a contemplar três características principais na formação dos estudantes: atuação em políticas públicas e redes de atenção; foco na relação entre trabalho, subjetividade e saúde mental; e comprometimento com populações vulnerabilizadas e com o diálogo multicultural.
Em agosto deste ano a reitora da UFRGS que o Campus da Serra deve iniciar pela instalação dos seguintes cursos: Administração, Engenharia Agrícola, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia de Materiais e Manufatura, Ciência de Dados e Pedagogia.
Tags:
ufrgs campus serra cursos ufrgs educação universidade
