Siga nossas redes sociais
Logotipo - MP recomenda retirada de túnel de led na Júlio de Castilhos, em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - MP recomenda retirada de túnel de led na Júlio de Castilhos, em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Inquérito Civil

MP recomenda retirada de túnel de led na Júlio de Castilhos, em Caxias do Sul

Em nota, a Prefeitura diz que irá responder o processo no prazo legal

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

André Tajes/Serra em Pauta
Foto Principal - Notícia

O Ministério Público (MP), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Caxias do Sul, recomendou à Prefeitura para que seja retirada a estrutura metálica e luminotécnica conhecida como “túnel de led”, instalada ao longo de seis quadras da Avenida Júlio de Castilhos, área inserida no setor especial do Centro Histórico da cidade.

o-que-move-a-serra-210-x-210-px-1.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Também foi recomendada a restauração integral da área afetada, com recomposição do calçamento histórico e recuperação da vegetação e do canteiro central, conforme as diretrizes do Plano Diretor e da legislação municipal de proteção ao patrimônio cultural.

A recomendação, expedida em 8 de janeiro, decorre de inquérito civil instaurado para apurar possíveis danos ao patrimônio histórico-cultural e ao meio ambiente urbano em razão da instalação da estrutura, inicialmente vinculada à programação natalina, mas que apresenta características de permanência e previsão de ampliação.

Segundo a promotora de Justiça Janaina De Carli dos Santos, que assina o documento, “a intervenção pode acarretar alteração indevida da paisagem urbana protegida, além de comprometer a visibilidade e a fruição de bens tombados e inventariados existentes no entorno, como o Clube Juvenil”.

O parecer técnico do Gabinete de Assessoramento Ambiental do MP aponta prejuízos à harmonia visual do espaço, provocados pela concentração excessiva de estruturas, bem como riscos à segurança viária e contra incêndio.

Também foi ressaltado que a permanência do túnel no canteiro central pode dificultar a manutenção da arborização e do calçamento histórico, além de gerar obstáculos à circulação de veículos de grande porte, incluindo caminhões do Corpo de Bombeiros.

Outro aspecto considerado pelo MP é a ausência de estudos técnicos prévios de impacto sobre o patrimônio cultural e ambiental urbano e a falta de projeto arquitetônico aprovado pelos órgãos competentes e de manifestação do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc) antes da execução da obra, em desacordo com princípios como prevenção, participação popular e transparência.

Embora reconheça pontos positivos relatados por parte da população, como maior utilização do espaço público no período noturno, sensação de segurança e satisfação de comerciantes da região, a promotora destaca que alterações na paisagem urbana protegida não podem ocorrer por mera conveniência administrativa, sem o devido respaldo técnico e legal.

Por fim, o MP recomenda que o Município se abstenha de realizar novas intervenções permanentes na Júlio de Castilhos sem prévia análise técnica e parecer do Compahc, podendo promover debate amplo com a população sobre propostas de revitalização da via histórica.

O Executivo municipal tem prazo de 30 dias para informar ao Ministério Público as medidas adotadas para o cumprimento da recomendação, sob pena de adoção das medidas judiciais cabíveis.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que a Procuradoria Geral do Município recebeu a recomendação do MP e irá responder o processo no prazo legal.

Leia mais:
Granizo atinge cerca de 60 hectares no interior de Flores da Cunha
Sala de Exposições do Ordovás, em Caxias, abre mostra de curadoria coletiva
Festa do Figo movimenta Nova Petrópolis neste fim de semana
Edital para viaduto na BR-116 em Caxias do Sul sai em abril, diz ministro
Sindiserv pede municipalização das UPAs em Caxias do Sul

Tags:

Geral Inquérito Civil Ministério Público recomenda retirada túnel de led Júlio de Castilhos Prefeitura de Caxias Caxias do Sul