“6 Estrelas: O Subterrâneo dos Jesuítas” terá sessão de autógrafos no dia 5 de outubro
redacao@serraempauta.com.br
20.09.2025 - 17h31min
A escritora e jornalista Maristela Scheuer Deves lançará o seu novo livro, intitulado “6 Estrelas: O Subterrâneo dos Jesuítas”, na 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul, no dia 5 de outubro, às 15h, no Espaço 2 da Feira, na Praça Dante Alighieri.
Nascida e criada na região das Missões, Maristela transformou uma das histórias mais intrigantes do imaginário gaúcho em literatura. Inspirada pela lenda dos túneis que ligariam as antigas reduções jesuíticas, constrói uma narrativa que mistura elementos históricos, memória afetiva e muita aventura.
“Eu sempre gostei de usar elementos da realidade e da minha memória afetiva nas histórias que escrevo. A lenda dos túneis sempre me fascinou, e meu eu criança pensava como seria interessante descobri-los. No livro, transferi essa fascinação para as personagens”, revela.
A obra é o segundo volume da série 6 Estrelas, protagonizada por seis meninas curiosas e destemidas que, desta vez, partem em busca dos misteriosos subterrâneos.
A inspiração para o “Clube das 6 Estrelas” veio da própria adolescência de Maristela.
“Quando eu tinha 13 anos, eu e minhas amigas tínhamos um grupo com esse nome. Não havia mistérios para investigarmos, mas nos divertíamos bastante. Assim, as personagens são inspiradas nesse grupo de amigas”, conta Maristela.
O enredo é ambientado em cenários reais, como as ruínas de São Nicolau e a antiga adega jesuítica, lugares que a escritora revisitou para descrever com precisão, mesclando observação, pesquisa e lembranças.
“Medi mesmo, em palmos, o tamanho da entrada e das aberturas na antiga adega jesuítica. E tinha mesmo um sapo me olhando quando fui lá, detalhe que incluí no livro”, narra a escritora.
Embora ancorada na história missioneira, a narrativa mantém o caráter de ficção e aventura, sem a pretensão de ser um livro didático.
“A ideia era escrever uma aventura que, ao mesmo tempo que divertisse, despertasse o interesse dos jovens leitores por uma parcela da história gaúcha pouco explorada, ainda mais nesse contexto em que se comemoram os 400 anos das Missões”, explica.
Para Maristela, as lendas missioneiras ainda têm potencial de encantar as novas gerações — desde que sejam apresentadas de forma envolvente.
“Acho que as lendas estão esquecidas, mas tenho certeza de que as crianças e jovens de hoje se sentiriam fascinados por elas se as conhecessem. O meu livro é uma modesta contribuição para trazer esse interesse de volta”, expressa a autora.
“6 Estrelas: O Subterrâneo dos Jesuítas” chega ao público como uma história de amizade, coragem e descobertas, embalada por muito humor e pela atmosfera misteriosa das Missões.
Maristela também é autora dos livros “A Culpa é dos Teus Pais”, “O Caso do Buraco”, “O Sumiço das Bergamotas”, “Os Deliciosos Biscoitos de Oma Guerta”, “Uma Cidade Desassombrada”, “O Baú dos Contos de Fadas”, “O Mistério da Dama Fantasma” e "Morte no Mercado Público".
Leia mais:
Maternidade do Hospital Virvi Ramos será inaugurada nesta segunda em Caxias
Inscrições abertas para projetos de fomento ao turismo em Caxias
CSG investirá R$ 150 mil em ações de educação para o trânsito em 2026
Câmara de Vereadores Caxias do Sul entrega Medalha Irmãos Bertussi
Supermercados Andreazza inaugura loja em São Marcos no dia 25 de setembro
Tags:
Cultura em Pauta Cultura Maristela Deves obra livro Feira do Livro Caxias do Sul lançamento O Subterrâneo dos Jesuítas autógrafos