Rose Frigeri, Denise Pessôa e o vice-reitor reforçaram prioridade para implantação do campus em Caxias
redacao@serraempauta.com.br
13.08.2025 - 15h38min
A vereadora de Caxias do Sul Rose Frigeri (PT), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Federal da Região Nordeste do RS, participou nesta quarta-feira (13) de uma reunião no Ministério da Educação (MEC) para tratar sobre a instalação da Universidade Federal na Serra Gaúcha.
Participou da reunião também a deputada federal Denise Pessôa (PT), que vem articulando o tema junto ao governo federal, e, de forma remota, o vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pedro Costa, que destacou que a UFRGS na região Nordeste do RS é um projeto da reitoria também, não só de governo.
Pelo MEC, participaram Marta de Souza Costa, Coordenadora-Geral/CGAR, Edson Almeida, Assessor da Secretaria de Educação Superior (SESU), e Lucia Pellanda, Coordenadora-Geral da SESU.
Durante a reunião, foi confirmado que, nas próximas quatro audiências públicas previstas para agosto — duas delas especificamente da UFRGS (dias 15 e 19/08), além da audiência na Assembleia Legislativa (dia 18/08) e da audiência da Frente Parlamentar em Caxias do Sul (dia 22/08) — a universidade apresentará todas as propostas de cursos que serão encaminhadas ao Conselho Universitário (CONSUN).
Rose enfatizou que o encontro reforçou dois pontos essenciais: a reitoria da UFRGS quer fortemente a implantação da universidade federal na Serra Gaúcha e essa proposta parte da própria direção da instituição, respeitando a autonomia universitária, mas com apoio explícito do MEC.
"O vice-reitor deixou claro que essa é uma proposta da reitoria e que está alinhada com o projeto de expansão da universidade. Além disso, o MEC garantiu que, além dos R$ 60 milhões iniciais para a instalação, haverá recursos para manutenção da nova instituição. Entre cerca de 3 mil pedidos de criação ou ampliação de universidades recebidos pelo governo federal, apenas 10 entraram no PAC, e a nossa está entre elas. Isso mostra o peso e a prioridade dessa pauta para o MEC", destacou a vereadora.
O MEC também sinalizou que respeitará todos os trâmites e prazos necessários para a implantação, mas que quer que o projeto avance o quanto antes.
Leia mais:
Agosto Lilás é oficializado no RS pelo governador Eduardo Leite
Festival de Cinema de Gramado inicia nesta quarta e segue até o dia 23 de agosto
Lideranças apontam turismo como oportunidade de desenvolvimento na Serra
Arquivo Histórico de Caxias abre as portas para "Uma Noite no Arquivo"
UCS marca os 150 anos da imigração italiana com espetáculo e livro
Tags:
Novidades MEC UFRGS Serra Gaúcha Brasília Rose Frigeri Denise Pessôa vice-reitor Caxias do Sul