Siga nossas redes sociais
Logotipo - Médicos paralisaram atendimento nas UPAs de Caxias do Sul por atraso salarial | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Médicos paralisaram atendimento nas UPAs de Caxias do Sul por atraso salarial | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Saúde

Médicos paralisaram atendimento nas UPAs de Caxias do Sul por atraso salarial

Atendimentos ficaram suspensos por três horas nesta quinta; com promessa de pagamento, médicos retornaram às 19h

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

André Tajes/Serra em Pauta
Foto Principal - Notícia

Os médicos que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Central e Zona Norte, em Caxias do Sul, paralisaram os atendimentos entre 15h e 18h desta quinta-feira (4). A suspensão ocorreu devido à falta de pagamento dos salários dos 42 profissionais contratados pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), Organização Social responsável pela gestão das duas unidades no Município.

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul enviou uma notificação extrajudicial ao Ideas cobrando o pagamento imediato dos salários referentes ao mês de outubro. No documento, a entidade informou que, caso o depósito não fosse feito em até 60 minutos após o recebimento, os profissionais iniciariam a paralisação nas UPAs.

Por telefone, um representante do Ideas se comprometeu a regularizar os valores, e os médicos retomaram os atendimentos por volta das 19h. Segundo o presidente do Sindicato, Marlonei Silveira dos Santos, também ficou acertado que integrantes do Ideas virão a Caxias do Sul para assinar um acordo formal garantindo o pagamento em dia. A reunião está marcada para terça-feira (9), às 13h30min, com a presença do secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno (PDT).

Segundo Marlonei, a Prefeitura repassa os recursos à organização social no dia 7 de cada mês, e o pagamento aos médicos deve ser feito no dia 20. Os salários estavam atrasados 14 dias. O presidente disse que os salários foram pagos quase na totalidade nesta sexta (5).

"Tem uma médica que ficou faltando receber R$ 7", disse Marlonei.

A notificação enviada ao Ideas cita respaldo no Artigo 8º da Constituição Federal, na Lei de Greve (Lei 7.783/1989) e no Código de Ética Médica. A entidade também alerta que qualquer redução indevida nos valores será comunicada ao Ministério Público do Trabalho (MPT), que poderá adotar as medidas cabíveis.

Um caso semelhante já havia sido registrado em janeiro deste ano, quando a empresa InSaúde, então responsável pela UPA Central, atrasou o pagamento dos médicos. Na ocasião, a Justiça do Trabalho determinou que os salários fossem quitados em até 48 horas e reconheceu sua competência mesmo quando os profissionais atuam como pessoa jurídica.

Leia mais:
Prataviera promove café da manhã com o Papai Noel, em Caxias do Sul
Confira as atrações de dezembro do Polenta Comedy, em Caxias do Sul
Terça Cult comemora 100 edições e reúne diversos artistas no palco, em Caxias
Festa da Uva terá shows de Luan Santana; Alexandre Pires, Maiara & Maraisa e Raimundos
ARI Serra Gaúcha reconhece 10 profissionais da comunicação

Tags:

Geral saúde médicos Sindicato dos Médicos paralisaram atendimento UPAs Caxias do Sul atraso salarial