Loja dobra de tamanho, incorpora rooftop e varanda, e apresenta espaços de degustação revitalizados
redacao@serraempauta.com.br
16.12.2025 - 15h51min
A Vinícola Miolo apresenta seu novo complexo enoturístico no Vale dos Vinhedos, projeto que marca uma nova fase do enoturismo da marca ao ampliar e revitalizar toda a estrutura de visitação. A proposta inclui a duplicação do tamanho da loja, criação de novos espaços — como rooftop e Varanda dos Plátanos — e a integração de tecnologia, acessibilidade e narrativa de marca em uma experiência renovada.
Com o investimento, a vinícola projeta ampliar em 20% o número de visitantes, que atualmente supera 200 mil pessoas por ano. Segundo o diretor superintendente do Miolo Wine Group, Adriano Miolo, o projeto reforça o enoturismo como um dos pilares estratégicos da empresa. “Mais do que ampliar espaços, criamos condições para receber melhor, contar nossas histórias e aproximar o público da cultura do vinho brasileiro”, afirma.
As obras começaram em fevereiro de 2025, após quase dois anos de desenvolvimento. A área da loja foi ampliada de 144 m² para 280 m², e o prédio passou a ter mais de 700 m², com espaços inéditos e revitalização completa da estrutura existente. O projeto valoriza a jornada do visitante, com mais luz natural, acessibilidade, integração com a paisagem e comunicação visual voltada à apresentação das marcas do grupo.
Assinado pela arquiteta Clarissa Zanatta, o conceito preserva a identidade histórica da vinícola e incorpora uma linguagem contemporânea. Elementos como o tijolo aparente foram mantidos, em contraste com concreto, aço, vidro, mobiliário em MDF e iluminação cênica.
No térreo, o visitante encontra a nova recepção, banheiros revitalizados, a loja ampliada e a Varanda dos Plátanos, espaço com 62 m² e lareira externa para pequenas degustações. Também foi remodelada a maior sala de degustação da vinícola. A loja passou a destacar a atuação do grupo nos cinco terroirs onde está presente, no Brasil e na Argentina.
O espaço recebeu ainda áreas dedicadas a projetos especiais, estoque integrado ao mobiliário e um anexo externo para serviços operacionais. No estacionamento, foram instalados dois carregadores para carros elétricos.
No segundo piso, o destaque é o rooftop de 135 m², com vista para os vinhedos, o lago e o Wine Garden. O local comporta até 80 pessoas e pode receber eventos, celebrações e degustações personalizadas, com acesso por escada e elevador. O andar conta ainda com nova sala de degustação e um auditório para atividades técnicas.
Os investimentos também chegaram ao interior da vinícola, com a criação da Cave Giuseppe, espaço que abriga os ovos de concreto usados na produção dos vinhos da linha Miolo Giuseppe. Integrada à sala de barricas, a área passou a receber degustações do Tour Giuseppe Miolo, para grupos de até 24 pessoas.
Leia mais:
IPVA 2026 pode ser pago com descontos que passam de 25%
Livro infantil 'Caxias da Gente' chega às mãos das crianças para combate à discriminação
Moreira César terá bloqueio para espetáculo de Natal em Caxias do Sul
Câmara de Caxias do Sul lançará o livro e o documentário Memórias nesta quinta-feira
Pela primeira vez, Câmara Rio-Grandense do Livro elege mulher na presidência
Tags:
Economia investimento Miolo inaugura complexo enoturístico Bento Gonçalves
