Aprovado na Lei Rouanet, projeto inclui melhorias estruturais, acessibilidade e novos serviços à comunidade
redacao@serraempauta.com.br
09.12.2025 - 19h41min
A secretária da Cultura, Tatiane Frizzo, e o diretor da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niderauer, Cássio Immig, participaram de uma reunião com a empresa responsável pela execução do projeto aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), destinado à modernização e melhoria da acessibilidade da Biblioteca.
O encontro ocorreu na semana passada, na sede do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), e reuniu representantes do setor empresarial de Caxias do Sul. Durante a reunião, os participantes conheceram as ações previstas e o funcionamento da destinação de recursos via renúncia fiscal, mecanismo que permite a empresas e pessoas físicas apoiar projetos culturais sem custo adicional, por meio do abatimento integral no Imposto de Renda.
Durante a abertura do encontro, a secretária Tatiane destacou a relevância da modernização dos espaços culturais diante das transformações tecnológicas e a importância da participação da comunidade e do setor empresarial.
"Vivemos um período de profundas transformações tecnológicas, e isso nos desafia a pensar novas formas de aproximar a comunidade dos livros, das bibliotecas e da literatura. Temos um grande desafio de, ao mesmo tempo, tornar esses espaços atrativos, mas sem perder a essência do livro, da literatura. Então, por isso estamos aqui: para apresentar um projeto que compreendemos como inovador e que realmente dará uma nova roupagem para a nossa Biblioteca Pública, e buscar parceiros para captar recursos que permitirão, a médio e longo prazo, executar as reformas e melhorias nesse espaço público tão importante."
O projeto foi aprovado e publicado no Diário Oficial da União em junho de 2024, e possui valor total autorizado de R$ 3,1 milhões. A proposta contempla modernização estrutural, ampliação da acessibilidade e qualificação dos serviços prestados ao público e agora está em fase de captação.
A Secretaria da Cultura reforça que o projeto está aberto para captação e para receber novos parceiros. As contrapartidas de visibilidade institucional para os apoiadores podem ser consultadas junto ao proponente.
Mais informações sobre destinação e sobre o projeto podem ser obtidas diretamente com a empresa proponente, GK Produções, com Guilherme Klopffleisch pelo telefone (41) 99129-3003 ou pelo e-mail guilherme@mindestrategias.com.br.
Leia mais:
Ubiratã Rezler e novos vice-presidentes são diplomados na CIC de Caxias do Sul
Temporal causa danos em quadra de esportes e telhado de igreja em Flores da Cunha
Rainha da Festa da Uva machuca o pé e reduz presença em agendas
Ator de ‘A Casa das 7 Mulheres’ interpreta Papai Noel em São Francisco de Paula
Abertas as inscrições para seleção do espetáculo do Tapete Mágico, de Caxias
Tags:
Cultura fase captação modernização Biblioteca Pública Municipal Caxias do Sul aberta parcerias
