Cerca de 60 casas também ficaram danificadas. Não há feridos
redacao@serraempauta.com.br
09.12.2025 - 15h39min
Flores da Cunha recebeu, na noite desta segunda-feira (8), reforço de órgãos estaduais de segurança para ampliar a atuação da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar após a passagem de um ciclone extratropical pelo Município.
O gabinete de crise foi instalado em razão do fenômeno que atingiu Flores no final da tarde, provocando estragos em diversos pontos, principalmente no Travessão Alfredo Chaves.
Para apoiar as ações, o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, o major Felipe Stangherlin, do Departamento de Gestão de Desastres da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva da Serra (CRPO Serra), Ricardo Moreira de Vargas, e suas equipes, além de representantes da Cruz Vermelha, do Corpo de Bombeiros, da Brigada Militar se reuniram no gabinete do prefeito, César Ulian.
Os estragos
A localidade do Travessão Alfredo Chaves, no interior do Município, foi a mais afetada pelo ciclone. Os principais danos incluem a quadra de esportes do Grêmio Esportivo Nova Veneza, o telhado da Igreja São João Batista, três vinícolas e outros estabelecimentos, impactando mais de 2 mil moradores.
Também foram registrados prejuízos em Otávio Rocha e no Travessão Carvalho, além de pontos no Centro da cidade.
De acordo com a Defesa Civil, até as 23h30min desta segunda, foram registradas cerca de 60 casas atingidas e mais de 5 mil pessoas sem energia elétrica. O ciclone ainda causou danos em estufas, derrubou mais de 20 parreirais e impactou o refeitório de uma escola e o hospital do Município. Não há registro de feridos.
Sem pontos de bloqueio
Equipes das secretarias de Agricultura e de Obras trabalharam na desobstrução das estradas. Com isso, não há pontos de bloqueio no Município, embora as equipes sigam monitorando as vias.
Ajuda à comunidade
Os moradores que precisarem de lonas para proteção das casas podem procurar a sede da Guarda Civil Municipal, na Rua Anúncio Curra, nº 2784, no Bairro União.
A Defesa Civil reforça que o alerta meteorológico permanece ativo e recomenda que a comunidade siga atenta às atualizações oficiais.
Confira os contatos de emergência:
:: Corpo de Bombeiros - 193
:: Guarda Civil Municipal - 153
:: Samu - 192
:: Ambulância Branca - (54) 99939-5463
Leia mais:
Rainha da Festa da Uva machuca o pé e reduz presença em agendas
Ator de ‘A Casa das 7 Mulheres’ interpreta Papai Noel em São Francisco de Paula
Abertas as inscrições para seleção do espetáculo do Tapete Mágico, de Caxias
Assembleia Legislativa do RS apresenta relatório final do Pacto RS 25
Prefeitura de Caxias do Sul suspende cortes de árvores por tempo indeterminado
Tags:
Flores da Cunha ciclone temporal danos quadra de esportes telhado igreja Alfredo Chaves
