1ª edição do troféu será entregue a 15 personalisdades de diferentes segmentos
redacao@serraempauta.com.br
22.07.2025 - 17h09min
A Coordenadoria da Igualdade Racial, da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, o Movimento Negro Unificado (MNU) e o Rolê das Pretas realizam nesta quinta-feira (24) a 1ª edição do Troféu Tereza de Benguela, uma líder quilombola que viveu no século XVIII.
A homenagem é alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. O evento ocorre a partir das 19h30min no Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura, em Caxias do Sul.
Serão homenageadas 15 mulheres negras de Caxias do Sul por suas lutas em diferentes segmentos, mulheres com extrema relevância no papel que desenvolvem em suas funções. São elas: Simone Beatriz Domingues de Moura, Sabrina Pereira Borges Souza, Elisandra da Silva da Rosa, Daniela Fabiane Rodrigues Padilha, Antonia Silva de Jesus, Felomena da Silva Santos, Alessandra Valquíria Santos, Miriam Claunesa de Jesus Machado, Kaliandra da Silva Porto, Carla Patricia Borges da Fonseca, Marli Martins Ferreira, Benta Ferreira de Souza, Maria Alceri Oliveira Machado, Rosângela da Silva e Vera Luci Pereira Azevedo.
Homenageada especial
Uma das homenageadas, dona Benta Ferreira de Souza, será agraciada pela sua dedicação à vida religiosa e por sua história pessoal. Ela completa 101 anos no dia 29 de julho. Caxias do Sul tem 135 anos e Benta tem 100. Ela é a história viva do negro na cidade.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, UBS Mariani é reinaugurada em Caxias do Sul
UCS e Aeroporto de Caxias fecham parceria para cuidado de animais
Uili Bergammín Oz participa de Café com Prosa em Nova Pádua
Empresa caxiense de soluções em energia anuncia mudança na governança
Samae entrega projeto de abastecimento para novo presídio em Caxias
Tags:
Geral Troféu Tereza de Benguela mulheres negras homenageadas Caxias do Sul Benta Ferreira de Souza