Siga nossas redes sociais
Logotipo - Prefeitos debatem no Piratini alternativas para demandas da Serra | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Prefeitos debatem no Piratini alternativas para demandas da Serra | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Reivindicações

Prefeitos debatem no Piratini alternativas para demandas da Serra

Infraestrutura das estradas foi uma das principais pautas de encontro intermediado pelo Corede Serra, quinta-feira

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Leandro Galante/Prefeitura de Veranópolis/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A preocupante situação das estradas na microrregião de Veranópolis, na Serra, pautou um encontro de prefeitos de quase 15 municípios com o governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), na última quinta-feira (3). Intermediada pelo Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra), a reunião no Palácio Piratini também avançou para outros temas críticos, como a saúde e a segurança.

selo-salto-ventoso-1.jpeg

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

De acordo com Souza, algumas estradas da região, precarizadas pelo excesso de tráfego desviado da BR-470 após os grandes estragos e as demoradas obras de recuperação, receberão investimentos nos próximos meses.

O governador em exercício anunciou a aplicação de R$ 76 milhões nas RSs-355 e 441, entre Veranópolis, Fagundes Varela e Vista Alegre do Prata. A previsão é de que as obras comecem até o início de 2026.

Já para a RS-437, entre Vila Flores e Antônio Prado, outra prioritária via para interligar municípios da microrregião com Caxias do Sul, a dependência de licenças ambientais e outros projetos deve atrasar as obras.

Além de destacar a necessidade de cobrar agilidade da União quanto à liberação dos trechos pendentes da BR-470, Souza pediu agilidade na finalização do projeto executivo por parte da Prefeitura de Ipê da estrada entre Protásio Alves e o município, para que possa ser incluído no planejamento estadual.

A RS-129, entre Guaporé e Serafina Corrêa, que sofreu danos nas recentes chuvas, também será contemplada com obras paliativas de recuperação nos próximos dias.

"A infraestrutura da região é vital não só para o crescimento econômico, mas também para garantir saúde e qualidade de vida à nossa população", destacou o presidente do Corede Serra, Evaldo Kuiava.

Na saúde, os prefeitos defenderam uma descentralização dos atendimentos especializados em saúde. Hoje, a região tem como referência Caxias do Sul (cardiologia, entre outras) e Bento Gonçalves (oncologia) para casos de alta complexidade.

O prefeito de Veranópolis, Cristiano Valduga Dal Pai, sugeriu que cidades como Veranópolis, Nova Prata ou até mesmo Passo Fundo sejam alternativas. Ele também citou que a falta de leitos tem gerado judicializações e pressionado os cofres municipais.

O prefeito de Fagundes Varela, Nelton Conte, propôs a criação de uma estrutura hospitalar de maior complexidade na região.

Na área da segurança pública, o prefeito de Nova Prata, Umberto Carnevalli, sugeriu a criação de uma Delegacia de Pronto Atendimento 24 horas. Isso evitaria o deslocamento, em ocorrências na madrugada, a cidades como Lagoa Vermelha ou Bento Gonçalves, no caso de outros municípios da região.

Além do governador em exercício, estiveram presentes na reunião o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, a secretária-adjunta da Reconstrução Gaúcha, Ângela de Oliveira, e o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron.

Leia mais:
Rodovias da Serra e Caí têm mais de 4 mil atendimentos no semestre
Espetáculo une rock e orquestra no Teatro Pedro Parenti, em Caxias
Simecs e Sindicato dos Metalúrgicos promovem encontro de cipeiros em Caxias
Biblioteca Central da UCS, em Caxias, lança clube de leitura
Conheça os integrantes da Comissão Comunitária da Festa da Uva 2026

Tags:

Geral reivindicaçõe prefeitos debatem Piratini alternativas demandas Serra