Os novos serviços beneficiados desde o dia 1º de agosto são os de biologia, biotecnologia e química
redacao@serraempauta.com.br
21.08.2025 - 09h11min
A Prefeitura de Caxias do Sul reduziu, desde 1º de agosto, a alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para um novo segmento, de forma a estimular o desenvolvimento econômico e social, a manutenção e o surgimento de novos negócios e gerar empregos na cidade. Desde maio de 2022, já são 42 segmentos beneficiados com a redução deste imposto.
Desta vez, os serviços beneficiados são os de biologia, biotecnologia e química, que passarão a ter alíquota reduzida de 4% para 3%, reduzindo em 25% a carga tributária de ISSQN. Não se enquadram as empresas que aderiram ao Simples Nacional, que tem regramento próprio estabelecido por legislação federal.
O secretário da Receita Municipal, Micael Meurer, exemplifica a importância da redução do imposto.
"Para se ter uma ideia, em dezembro de 2023 o prefeito Adiló encaminhou e sancionou a redução do ISSQN para o segmento de pesquisa e desenvolvimento e em 2024 esse segmento cresceu 61% em Caxias do Sul", conta.
A redução do imposto é uma marca no governo Adiló Didomenico. No primeiro mandato, foram beneficiados 41 segmentos, com destaque para redução do imposto para empresas de tecnologia de 4% para 2%, acarretando um crescimento do setor em mais de 210% em três anos; para empresas de hospedagem e entretenimento de 4% para 3% beneficiando eventos culturais e esportivos (e o turismo local); e para o segmento de pesquisa e desenvolvimento, de 4% para 2%, incentivando a inovação e a infraestrutura logística.
A administração municipal também deu isenção de ISSQN para o transporte coletivo urbano, reduzindo o custo das passagens para os usuários.
Leia mais:
Audiência pública debate implantação da UFRGS em Caxias do Sul
Festival Especial, em Caxias, tem programação alusiva ao folclore
PF prende 21 investigados por roubo no aeroporto de Caxias do Sul
Câmara de Caxias recebe reclamações sobre aumento nas contas de luz
Mauro Martinelli assume vaga na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
Tags:
Economia benefício Prefeitura de Caxias Caxias do Sul reduz imposto 42 segmentos 3 anos