Cerimônia concorrida ocorreu na UBS Cristo Redentor. Mário Taddeucci foi anunciado como secretário-adjunto
redacao@serraempauta.com.br
06.10.2025 - 16h32min
O prefeito de Caxias do Sul Adiló Didomenico (PSD) e o vice-prefeito Edson Néspolo (União Brasil) empossaram nesta segunda-feira (6), em cerimônia concorrida na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cristo Redentor, o novo secretário da Saúde, Rafael Bueno.
Na oportunidade, o chefe do Executivo também anunciou o novo secretário-adjunto da pasta, Mário Taddeucci, que já atuava como diretor jurídico.
Enquanto vereador, Bueno foi o parlamentar que mais destinou recursos para a saúde no Município, cerca de R$ 50 milhões. Ao assumir a pasta, o agora secretário, reforçou o compromisso de ampliar o atendimento, modernizar a gestão e dar resolutividades às principais demandas do setor.
"Agora é o momento de concentrar forças por meio do diálogo, construir pontes e não muros. Nós precisamos ouvir as pessoas e vamos em busca de recursos para abrir, equipar e ampliar os hospitais que atendem também a nossa região. Ampliar e atender as nossas UBSs. Seremos firmes e transparentes, sempre visando o interesse público e o que for bom para a maioria. Contem comigo, com a minha equipe, e quero deixar o gabinete do secretário municipal da saúde à disposição de toda a comunidade", discursou.
Néspolo cumprimentou o novo secretário e enalteceu a visão do titular da pasta de fortalecer o SUS.
"Que tu tenha esse teu discurso firme! Quando tem interesse público se faz, quando não está acima do interesse público se pensa e pensa duas vezes e muitas vezes e não se faz. O interesse público tem que estar acima de tudo. E com essa tua visão de um SUS forte, de um SUS público, de atender os que mais precisam, é esse discurso que nós temos que levar adiante. Mas que tu saiba, Rafael, que eu e o Adiló vamos estar do teu lado, junto com o teu grupo para dar todo suporte. Isso é de coração! Esse governo é plural, e o Rafael mais uma vez reforça isso. Viva a saúde, viva o SUS, e vamos trabalhar juntos".
Em seu discurso, Adiló relembrou vários convites feito a Bueno para assumir a Saúde.
"Eu fazia o convite, Rafael desce da arquibancada, bota a chuteira, vem nos ajudar a jogar. E, até que enfim, o Rafael aceitou esse desafio. Tenha coragem, conta conosco, nós vamos te respaldar. Vamos em frente, a saúde de Caxias espera muito de ti. Tem inúmeros projetos já em andamento, mas aquilo que nós conversamos, o teu propósito, a tua determinação e o teu conhecimento vai ajudar a transformar a saúde. A saúde talvez seja a pasta mais delicada e mais desafiadora do governo e tu está aceitando esse desafio. Dentro daquilo que tu ponderou e conversou comigo e com o Néspolo, tens o nosso aval, tens a nossa garantia. Vá em frente!", incentivou.
Na ocasião, também se pronunciaram o secretário Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, representando o Governo do Estado, Gilmar Sossela e o presidente da Câmara de Caxias, vereador Lucas Caregnato.
Com a bênção do bispo diocesano Dom José Gislon, do Frei Jaime Bettega e dos padres da paróquia da comunidade, Mateus e Cláudio, foi encerrado o ato de posse que foi prestigiado por secretários municipais, vereadores, diretores dos hospitais Pompéia, Geral, Unimed, Virvi Ramos e Círculo, reprentante do Cremers, Dr. Luciano Santos, entre outras autoridades da área da Saúde, servidores da Secretaria da Saúde, familiares e convidados do novo secretário.
Leia mais:
Fenachamp supera 20 mil visitantes no primeiro fim de semana em Garibaldi
Feira do Livro de Caxias soma 19,2 mil livros vendidos e 79 mil visitantes
Monólogo estrelado por Mateus Solano será atração em Caxias neste mês
Multinova anuncia transferência de sede para Caxias do Sul
Soul Duetos encerra circulação pela Serra com espetáculo em Vila Flores
Tags:
Política diálogo Rafael Bueno toma posse secretário Saúde Caxias do Sul