Siga nossas redes sociais
Logotipo - Revitalização da Estação Férrea será inaugurada dia 18 de novembro em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Revitalização da Estação Férrea será inaugurada dia 18 de novembro em Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Primeira etapa

Revitalização da Estação Férrea será inaugurada dia 18 de novembro em Caxias

O ato, que terá a presença do governador Eduardo Leite, marca também a abertura do Brilha Caxias 2025

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Fokuss Videojornalismo/Prefeitura de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A primeira etapa da obra de revitalização do Largo da Estação Férrea, no Bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul, será inaugurada no dia 18 de novembro. O ato, que contará com a presença do governador Eduardo Leite, terá ainda a abertura oficial do Brilha Caxias 2025, em parceria com a CDL Caxias. A noite será abrilhantada pelo show da Família Lima.

banner_serra_encontro_fast.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Nesta fase, será concluída a rede de drenagem na Rua Dr. Augusto Pestana com tubos de 40 cm de diâmetro, novas bocas de lobo e travessias de rede de um lado ao outro da rua, terraplanagem, pavimentação, iluminação em led, ajardinamento, banheiros, arborização, mobiliário urbano, decks, anfiteatro e pista de caminhada.

Na próxima etapa está prevista a finalização da fonte luminosa dentro do pátio da Estação, intervenções pontuais de acessibilidade, como a colocação de piso tátil nas calçadas, reforma da antiga caixa d'água e melhoria do acesso ao largo via Rua Marechal Floriano.

O investimento total é na ordem de R$ 8 milhões. Deste valor, R$ 3,5 milhões são recursos do Governo do Estado.

Conforme o secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Antonio Feldmann, a administração municipal planeja para 2026 o restauro da locomotiva que foi doada pelo Dnit ao Município e também há previsão da licitação para a cobertura da Praça das Feiras, como um espaço para realização de shows, feiras, e eventos em geral.

Feldmann informa ainda que, em um período de médio e longo prazos, a Seplan trabalha na formatação e elaboração de projetos e do Plano do Parque Linear, com intervenções e requalificão do trecho da antiga linha férrea dentro do perímetro urbano de Caxias do Sul, do Bairro São Pelegrino até a divisa com Farroupilha, em Forqueta.

A revitalização da área da Estação Férrea de Caxias do Sul, incluindo os prédios hoje ocupados pelas Secretarias da Cultura (prédio de passageiros) e do Turismo e Desenvolvimento Econômico (oficinas das locomotivas), iniciaram em 2006, visando transformar o local em um centro de lazer e cultura da cidade. Antes disso, a área era abandonada, com presença de moradores em situação de rua e com descartes irregulares de lixo, causando insegurança e de constantes reclamações dos moradores dos arredores.

A revitaliação urbanística do espaço avançou a partir de 2016, quando a Prefeitura de Caxias entregou a Praça das Feiras, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Feijó Júnior. O novo espaço de lazer abriga hoje eventos do Município como as feiras do agricultor, ecológica, e de artesanato. Do outro lado da Avenida Rio Branco, a Praça do Trem, foi inaugurada em 2015, em parceria com o então Shopping San Pelegrino.

Leia mais:
Grupo Flow do Bairro estreia novo espetáculo de breaking em Caxias

Luciara Batista e Trio apresentam show de samba em Bento Gonçalves
Evento de gastronomia e cultura ocorre neste sábado em Bento Gonçalves
Sescon Serra Gaúcha elege Andrea Reolon como nova presidente
Caxias do Sul registra queda de 63,8% dos casos de dengue em 2025

Tags:

Geral primeira etapa revitalização Estação Férrea inaugurada 18 de novembro Caxias do Sul