Marca de móveis planejados de alto padrão tem nova identidade visual
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31.08.2025 - 11h06min
Um novo capítulo começa a ser escrito na história da Romanzza, referência nacional em móveis planejados de alto padrão e estofados com fábrica em Flores da Cunha. O novo momento foi apresentado ao mercado na Convenção 2025, quando a empresa lançou sua nova identidade visual e a nova campanha institucional, refletindo o momento de evolução e fortalecimento da marca.
O reposicionamento honra a essência da Romanzza, reforça e potencializa o seu design com ainda mais sofisticação, autenticidade e propósito. E quem está à frente de todo esse movimento é a SPR.
A agência recebeu a importante missão de fortalecer o posicionamento da marca Romanzza como referência em móveis planejados de alto padrão, voltados a um público exigente, de estilo sofisticado e gosto apurado. Ao entregar esse desafio para a SPR, o cliente entendia que a marca precisava se afastar da comunicação funcional e se aproximar de um universo mais emocional e aspiracional.
Como ponto de partida, a SPR se debruçou no projeto de Brand Plan (plano de marca), identificando diretrizes estratégicas, os brand codes da marca e planos de ações a serem implementados.
A partir disso, criou uma narrativa que conecta o universo da Romanzza com o estilo de vida de quem já conquistou muito — e agora busca viver com propósito, estética e personalização.
Assim nasceu o conceito "Para quem vive o melhor da vida. Tailor Made.", que une vida real e ambientes internos, mostrando que o design Romanzza é uma extensão do modo como essas pessoas vivem, com elegância, conforto e significado.
O conceito conecta duas potências simbólicas: o reconhecimento de uma vida construída com escolhas bem-feitas, conquistas e experiências memoráveis; e a personalização absoluta que os móveis da marca oferecem em ambientes feitos sob medida, assim como a vida que esse público exige.
A campanha concebida pela SPR propõe um espelhamento visual entre a sofisticação de "lá fora" (viagens, alta gastronomia, esportes, arte) e os interiores projetados pela marca — ambos feitos com intenção, precisão e beleza. Cenas, personagens e ambientações exclusivas foram criadas pela Spread Images com o uso de Inteligência Artificial para ilustrar imagens e vídeos.
"O maior desafio foi transformar móveis planejados em símbolo de lifestyle aspiracional sem cair na frieza técnica ou na superficialidade da ostentação. Era preciso encontrar uma linguagem que respeitasse o alto padrão do público, mantendo o equilíbrio entre emoção, requinte e autenticidade. Também foi desafiador criar um formato visual inédito: a fusão entre o lifestyle externo e os ambientes internos, com cortes criativos e transições simbólicas, para expressar que a Romanzza está presente não apenas nas casas, mas nos modos de viver", destaca o Diretor de Criação Fábio Henckel.
A nova marca Romanzza
A modernização da identidade visual da Romanzza mantém o conceito central de exclusividade e atenção aos detalhes, refletindo a essência da marca que trabalha com projetos sob medida de alto padrão. O logotipo ganhou um lettering exclusivo, alinhado ao DNA da empresa e à filosofia "tailor made" para transmitir de forma autêntica a proposta da marca. Na criação do lettering, a equipe de design da SPR buscou inspiração no arquétipo do Amante – apelidado carinhosamente de O Romântico pelo time da Romanzza.
Símbolo de paixão, sofisticação e apreço pelo belo, esse arquétipo é marcado pela valorização do romance, palavra que, em italiano, dá nome à marca.
"O resultado é um desenho de letras carregado de emoção, que traduz com sensibilidade e intensidade tudo aquilo que a empresa imprime nos espaços que projeta. Como afirmou Max Phillips, 'tipografia é um ato de comunicação'. Agora, pode-se dizer que a Romanzza, finalmente, possui uma marca à altura de sua história: elegante e apaixonante, como os ambientes que cria", afirma o Head de Design Rafael Ternes.
De acordo com Felipe Argenta, gerente administrativo da Romanzza, o reposicionamento potencializa a evolução da marca e a força da rede com um olhar para o futuro.
"A SPR traduziu com excelência a nossa essência, conduzindo um processo de renovação que resultou em uma identidade contemporânea, refinada e em total sintonia com os objetivos estratégicos da Romanzza", afirma Felipe Argenta.
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