Siga nossas redes sociais
Logotipo - SAC autoriza Caxias do Sul a iniciar estudos para licitação de novo aeroporto | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - SAC autoriza Caxias do Sul a iniciar estudos para licitação de novo aeroporto | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Infraestrutura

SAC autoriza Caxias do Sul a iniciar estudos para licitação de novo aeroporto

Secretário Marcus Caberlon cumpriu extensa agenda em Brasília, incluindo também reuniões no Dnit, na Infraero e na Anac

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Prefeitura de Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Prefeitura de Caxias recebe aval da SAC para estudos de novo aeroporto

A Prefeitura de Caxias do Sul foi autorizada a iniciar o termo de referência para a licitação do lado ar do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, que será construído em Vila Oliva, em um investimento estimado em R$ 150 milhões.

banner_serra_encontro_fast.gif

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O secretário de Planejamento e Parcerias Estratégicas de Caxias do Sul, Marcus Vinicius Caberlon, cumpriu extensa agenda nesta terça (16) e quarta-feira (17), em Brasília, para entregar e responder novos questionamentos da Secretaria da Aviação Civil (SAC) sobre o Aeroporto. Ele esteve na SAC, com a diretora de Concessão, Clarissa Barros e a diretora de Operações, Luiza Deusdará.

Os estudos devem se ater em especificações técnicas para que se tenha a garantia da contratação de uma empresa competente e qualificada para construir um aeroporto, que é uma estrutura específica e não uma obra comum.

Hugo Cantergiani

O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani também foi pauta. Caberlon esteve com Rogério Barzellay, presidente da Infraero, que, junto com a SAC, havia solicitado à Prefeitura novas informações sobre a área do aeroporto.

O secretário entregou a documentação e explicou as questões relativas a titularidade da área, que tem muitas matrículas, o que não será um impedidivo para a transferência da operação para o órgão federal.

"Faremos um plano de ação juntos para que o processo seja homologado e nos permita fazer a transferência da operação do Hugo Cantergiani para a Infraero. Com isso, a emissão da outorga por parte da SAC deve sair dentro de cerca de 60 dias", informa Caberlon.

Ainda sobre o Hugo Cantergiani, o secretário esteve presente na posse da nova diretoria da Anac, acompanhado pelo senador Luiz Carlos Heinze (PP) e pela deputada federal Denise Pessôa (PT). Na ocasião, Caberlon conversou com o presidente Tiago Chagas Faierstein e os diretores sobre a importância da ampliação do número de voos. Hoje são 42 pousos e decolagens por semana em três voos diários.

"A ANAC vê com bons olhos essa ampliação e na medida que a Infraero assumir o aeródromo, e vamos cumprindo o que estamos propondo, isso deve acontecer. Isso é possível com os equipamentos instalados pela Prefeitura como o Papi. Então há possibilidade real do aeroporto operar ao longo do dia com mais operações. Isso, claro, demanda investimentos, mas já está no protocolo de intenções de se fazer ao longo dos anos que temos pela frente até o novo aeroporto em Vila Oliva entrar em operação", explica o titular da Seplan.

Dnit

Em visita ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o assunto foi o novo traçado na BR-116, partindo da região do Bairro Serrano, em Caxias do Sul, passando entre Caxias e Farroupilha até chegar no prolongamento da RS-448.

Segundo Caberlon, já existe um Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA), que será remetido ao Dnit do Rio Grande do Sul para que faça a contratação do projeto executivo no PAC Projetos 2026 e assim entrar nos projetos e orçamentos da União nos próximos anos.

Caberlon avaliou como estremamente proveitosa as agendas.

"Eu entendo que a viagem à Brasília nesses dois dias foi muito positiva. A gente conseguiu, com a ajuda do Mauro (Pereira, executivo do Escritório da Prefeitura na capital federal), do senador Heinz, da deputada Denise, uma agenda muito boa com o Dnit, em relação ao futuro da cidade. Eu acho esse é o grande desafio, a gente pensar a cidade para frente. Tem problemas de hoje, mas o que a gente quer no futuro. Depois, com relação aos aeroportos, foi extremamente proveitosa. A gente conseguiu, junto à Infraero, depois com o Anac e SAC, sinalizações que nos permitem em vislumbrar a possibilidade real de que em quatro anos a gente vai ter realmente o Aeroporto da Serra Gaúcha em operação, em funcionamento. Esse é o cronograma pré-acordado e também dentro de cerca de 60 dias operação do Hugo Cantergiani qualificada, melhorada, valorizada, com ampliação de número de voos a partir da administração pela Infraero. Volto para Caxias contente, feliz. E acrescento que o Mauro foi de muita ajuda nas agendas, nas discussões. A gente tem uma estrutura muito boa aqui e vai conseguir dar os resultados que a população precisa", concluiu.

Leia mais:
ADCE de Caxias do Sul comemora resultado do jantar beneficente Tá na Mesa
Caxias do Sul lança concurso fotográfico Click Ambiental
Bolsonaro recebe alta hospitalar; laudo aponta câncer de pele
Inscrições para o Colégio Tiradentes em Caxias seguem até 4 de outubro
Sindisaúde Caxias completa 50 anos e realiza jantar-baile comemorativo

Tags:

Geral infraestrutura SAC autoriza Prefeitura de Caxias Caxias do Sul iniciar estudos licitação Aeroporto da Serra Gaúcha