Os procedimentos serão realizados em parceria com o Pompéia, e custeados com recursos de emendas parlamentares
redacao@serraempauta.com.br
13.10.2025 - 16h21min
O secretário da Saúde de Caxias do Sul, Rafael Bueno (PDT), anunciou na quinta-feira (9), uma parceria com o Pompéia Ecossistema de Saúde para a realização de um mutirão com 636 cirurgias extras, que irá contemplar os caxienses nas áreas de cardiologia, cirurgia geral e ortopedia. O investimentos é de quase R$ 4 milhões.
A documentação será assinada nesta segunda (13) e encaminhada ao Ministério da Saúde para aprovação, para ser implementada o quanto antes. Os procedimentos serão custeados com recursos de emendas parlamentares, intermediadas pelas bancadas dos partidos.
A iniciativa surgiu após reunião com a direção do Hospital Pompéia, representada pela CEO, Lara Sales Vieira, e diretores da Secretaria da Saúde. Assim foi possível garantir que as emendas fossem direcionadas à ampliação dos atendimentos cirúrgicos.
"Essa parceria buscada nos primeiros dias à frente da Secretaria é um grande passo para reduzir a fila de cerca de 8 mil pessoas na espera por cirurgias em Caxias do Sul e região, mas neste momento irá contemplar apenas moradores de Caxias do Sul, isso porque o Município tem arcado com grande parte dos custos da saúde pública prestada a cidades vizinhas, sem receber contrapartidas financeiras. Por isso, os maiores beneficiários desse mutirão devem ser os caxienses", destaca Bueno.
Leia mais:
Mercopar começa nesta terça e segue até sexta em Caxias do Sul
Saiba quais são os livros mais vendidos na 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul
Espetáculo une projeção mapeada e dança contemporânea em Caxias
Feira do Livro de Caxias do Sul recebe mais de 134 mil pessoas
Prefeitura de Caxias e Associação revitalizam Praça Monteiro Lobato, no Exposição
Tags:
Geral mutirão Secretaria da Saúde anuncia 636 cirurgias extras moradores Caxias do Sul