Siga nossas redes sociais
Logotipo - Senai Nilo Peçanha completa 80 anos em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Senai Nilo Peçanha completa 80 anos em Caxias do Sul | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter

Educação

Senai Nilo Peçanha completa 80 anos em Caxias do Sul

Prédio dedicado a mão de obra para a indústria vai abrigar escola de Ensino Médio com capacidade para mais de 1,5 mil alunos

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

André Tajes/Serra em Pauta
Foto Principal - Notícia

Com a obra da fábrica 2 da Maesa em andamento e a prosperidade do segmento industrial - 413 estabelecimentos - notadamente o metalúrgico, as lideranças empresariais asseguram a instalação de uma unidade de ensino especializado, patrocinado pelo Sistema Nacional da Indústria, o Senai, uma instituição privada de interesse público, sem fins lucrativos, mantida pela arrecadação de 1% do valor total da folha de pagamento das indústrias.

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhataApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Uma área de 4.840 metros quadrados, localizada entre as ruas Vereador Mário Pezzi, Plácido de Castro e Santos Dumont foi doada pelo Município de Caxias do Sul (administração Dante Marcucci), e o projeto foi executado pelo arquiteto-construtor Sílvio Toigo em 1943.

Em 1º de agosto de 1944, a cidade contava com a segunda escola do Senai no Rio Grande do Sul, e a primeira no interior do país. A continuidade do desenvolvimento caxiense dependia de mão de obra especializada e o estabelecimento de ensino supriu esta lacuna, provando seu acerto. Em 1967 e em 1977, houve ampliação física na forma como hoje se encontra.

Nos primeiros anos, funcionava em turno integral, com cursos práticos e teóricos de tecnologia, ajustados às necessidades das empresas, como ajustagem, eletricidade, marcenaria, tornearia, entre outros. No turno oposto às aulas práticas, os alunos tinham aulas de matemática, português, história, geografia, química, física, biologia e educação física.

Os instrutores das oficinas eram funcionários da Metalúrgica Abramo Eberle; os de tecnologia eram professores da Escola Técnica de Parobé, de Porto Alegre; e os professores das disciplinas teóricas atuavam nas escolas locais.

Em meados de 1970, o Senai direcionou suas atividades ao ensino profissionalizante, com cursos práticos e teóricos em tecnologias industriais direcionadas aos segmentos eletroeletrônico, direção de suspensão e freios, motor e transmissão, conformados e usinados, químicos, plásticos e borrachas.

Na área para aprendizes, oferece cursos técnicos de Eletrônica, Mecânica de Manutenção, Mecânica de Usinagem, Soldador, Eletricidade, Pré Impressão e Impressor Offset, Reparador de Componentes Eletrônicos, Torneiro Mecânico e Fresador. Na área de formação profissional, oferece cursos abertos de curta duração: Leitura e Interpretação de Desenho, Metrologia, Soldador, Elétrica, Mecânica, Usinagem, Informática voltada para a indústria, Impressão e design gráfico; além da realização de cursos nas próprias empresas.

Paralelamente, desenvolve projetos de educação para a cidadania, com temas voltados à cultura de inclusão social e educação ambiental.

Em constante transformação

Estima-se que 250 mil estudantes já tenham passado pelo Centro de Formação Profissional Senai Nilo Peçanha nesses 80 anos de funcionamento, um verdadeiro celeiro de profissionais e industriários que contribuem para o crescimento de Caxias do Sul.

A escola de educação profissional voltada para indústria atua principalmente com cursos de aprendizagem industrial a fim de atender ao segmento industrial nas áreas como metalmecânica, eletroeletrônica, elétrica, automação, marcenaria, têxtil, alimentos e logística. Possui laboratórios, oficinas, salas de aula e setores de apoio, possibilitando que além dos cursos de aprendizagem sejam também oferecidos para comunidade cursos de iniciação, aperfeiçoamento e qualificação profissional.

Em março, o superintendente regional do Sesi-RS, Juliano Colombo, anunciou em reunião-almoço da CIC a implantação de uma escola de Ensino Médio com capacidade para mais de 1,5 mil estudantes junto ao Senai Nilo Peçanha.

O prédio passa por obras e parte dele será preservado por se tratar de patrimônio histórico. A nova estrutura contará com laboratórios, salas temáticas e quadra poliesportiva, ambientes projetados para atender os alunos do Ensino Médio em tempo integral, ensino profissionalizante Senai e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na ocasião, o superintendente afirmou que o Sesi assume o Nilo Peçanha com Ensino Médio em tempo integral e educação de adultos à noite, nos dois modelos.

"O aluno vai aprender as atuais competências do mundo do trabalho, ao mesmo tempo em que saí com uma perspectiva de educação técnica".

A previsão é que a escola inicie as atividades em 2027.

Cursos atraentes ao novo perfil profissional

O gerente de operações de educação profissional do Senai Caxias do Sul, Igor André Krakheche, explica que em breve o prédio do Senai Nilo Peçanha estará completamente desocupado em função das obras da nova escola de Ensino Médio em turno integral.

Toda a operação da unidade foi transferida para o Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica, no Bairro Cruzeiro, onde está instalado o Centro de Educação Profissional, reunindo na mesma área: Senai do Plástico, Senai José Gazola, Senai Automotivo e Senai Construção Civil.

Krakheche aponta a importância do Senai Nilo Peçanha pela presença próxima da indústria e a alta empregabilidade dos alunos, inclusive do Programa Jovem Aprendiz.

"Três anos de Ensino Médio em período integral oferecido pela nova escola, vai além do ensino de elementos importantes da ciência, permitirá uma formação mais completa, tanto do ponto de vista técnico e operacional, como para o aperfeiçoamento dos recursos humanos. O investimento na estrutura vai propiciar a oferta de cursos em outras áreas da tecnologia e atraentes ao perfil profissional da geração atual, que precisa ser polivalente", destaca.

* Matéria publicada no Jornal de Lourdes, de setembro de 2024. Ano 19/edição 229.

* Fonte: Informativo Bairro Nossa Senhora de Lourdes (2012). Liliana Alberti Henrichs e Sonia Strochi Fries. https://arquivomunicipal.caxias.rs.gov.br

Leia mais:
Caxias do Sul celebra a arte da cerâmica artesanal gaúcha
Após auxílio da iniciativa privada, UBS Centenário é reaberta em Caxias
Dippahc irá analisar a Festa da Uva como patrimônio cultural imaterial de Caxias
Prefeitura de Caxias e Senac oferecem cursos para pessoas acima de 50 anos
Prefeitura de Caxias disponibiliza 189 vagas para estágio

Tags:

Geral educação Senai Nilo Peçanha completa 80 anos dedicação mão de obra indústria escola Ensino Médio Caxias do Sul