Entrega para a comunidade está prevista para 18 de novembro
redacao@serraempauta.com.br
24.08.2025 - 14h53min
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) deu início nesta sexta-feira (22) às obras de um marco histórico-cultural que homenageará a trajetória dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul.
A solenidade realizada na Praça da Estação marcou o começo da construção do Monumento aos 150 anos da Imigração Italiana, uma iniciativa da CIC Caxias em parceria com a prefeitura.
Com o slogan "De raízes fortes a horizontes infinitos", o monumento foi concebido pelo arquiteto Renato Solio e terá forte simbolismo em sua composição. Serão 150 barras de aço corten ascendentes, representando os 150 anos da imigração italiana e a evolução da cidade ao longo das gerações.
A estrutura terá ainda elementos em concreto que simbolizam o passado desafiador dos primeiros colonizadores e a sociedade atual, celebrando a continuidade e a força dos laços culturais.
Durante a cerimônia, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, destacou o papel da entidade como idealizadora do projeto.
“Este monumento é um presente da CIC Caxias para a cidade. Ele nasce do nosso reconhecimento e da nossa gratidão à saga dos imigrantes italianos, que com coragem, trabalho e determinação ajudaram a moldar a identidade e o desenvolvimento de Caxias do Sul e de toda a região. Queremos eternizar essa história, para que siga inspirando as próximas gerações", disse Loro.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, enalteceu a iniciativa da entidade.
"Agradecemos à CIC por deixar este marco na história da nossa cidade. Mais do que uma obra, este monumento será uma lembrança permanente da força e da contribuição dos imigrantes italianos, um legado que continuará vivo no coração de Caxias do Sul", salientou o prefeito.
O projeto integra a programação oficial da CIC em reconhecimento à contribuição dos imigrantes italianos para o desenvolvimento regional. A iniciativa é conduzida pelas diretorias de Cultura e Educação e de Negócios do Turismo, com apoio da Diretoria de Marketing, da equipe da CIC Caxias, da Agência Intervene e da Prefeitura de Caxias do Sul.
Além do caráter simbólico, a obra permite a participação da comunidade por meio da captação de recursos, até setembro de 2025: famílias e empresas podem ter seus nomes gravados no monumento, perpetuando vínculos que conectam o passado ao futuro. A aquisição pode ser feita pelo site.
A inauguração está prevista para 18 de novembro, como parte das celebrações oficiais da data em um momento que promete ser de celebração coletiva e de reafirmação da importância da imigração italiana para a identidade e o desenvolvimento da região.
Acompanharam a solenidade o vice-prefeito de Caxias do Sul, Edson Néspolo, a secretária da Cultura, Tatiane Frizzo, o presidente da Câmara de Vereadores, Lucas Caregnato, o arquiteto responsável pela obra, Renato Solio, demais secretários municipais, vice-presidente de Comércio, Idalice Manchini, presidente do Conselho Deliberativo, Agatha Tonietto, presidente do Conselho Superior, Nadir Rizzi e diretores da CIC Caxias.
Leia mais:
Secretário de Caxias anuncia previsão de R$ 6,3 milhões para o Fiesporte
Convenção de contabilidade reúne lideranças nacionais na Serra
Obras de drenagem no bairro Bela Vista exigem detonações, em Caxias
Rainha e princesas da Festa da Uva 2026 são escolhidas
Não sou um robô
Tags:
150 anos Solenidade Obras monumento Imigração Italiana Caxias do Sul