Samir Sabino de Carvalho, da Eaton, foi reconhecido por iniciativa da empresa que valoriza funcionários engajados em ações sociais
redacao@serraempauta.com.br
07.10.2025 - 09h50min
O trabalho voluntário do colaborador Samir Sabino de Carvalho, da unidade da Eaton em Caxias do Sul, ganhou destaque internacional. Ele foi reconhecido com o Prêmio Global James Stover, iniciativa da empresa que valoriza funcionários engajados em ações sociais ao redor do mundo.
Como parte da premiação, Samir destinou uma doação de 5 mil dólares a duas instituições com as quais atua como voluntário: o Centro Assistencial e de Promoção Social Joana d’Arc e o Instituto Patinhas.
Nos últimos anos, o colaborador promoveu trilhas e eventos off-road para arrecadar fundos, além de ações de rapel solidário e campanhas de mobilização de doações. As iniciativas contribuíram tanto para o atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade quanto para o resgate e cuidado de animais abandonados.
"O Samir é uma pessoa extremamente generosa e faz a diferença no mundo. Mesmo antes de ser indicado ao prêmio, já nos auxiliava ativamente. A manutenção dos nossos atendimentos depende do apoio voluntário, e é um orgulho contar com alguém tão engajado", afirma Vanessa Lóra, 1ª tesoureira do Instituto Joana d’Arc.
A vice-presidente do Instituto Patinhas, Letícia Antonelli, também destacou o impacto do voluntariado de Samir.
"Ele trouxe um olhar sensível e humano, lembrando que os animais também merecem cuidado e dignidade. Sua dedicação inspira outras pessoas a se engajarem".
As instituições afirmam que a doação representa mais do que um apoio financeiro — simboliza o reconhecimento da importância do voluntariado. Parte do valor será usada pelo Joana d’Arc para custear um passeio de fim de ano com as crianças atendidas, enquanto o Instituto Patinhas pretende aplicar os recursos em atendimentos veterinários e ações emergenciais.
"Mais do que o valor financeiro, essa doação reforça nossa missão de mostrar às crianças que, com dedicação aos estudos, elas podem transformar suas realidades", completa Vanessa.
A Eaton tem o voluntariado como uma de suas prioridades em responsabilidade social, incentivando colaboradores a se engajarem em causas locais.
"O reconhecimento ao Samir mostra como a dedicação individual pode gerar impactos coletivos. O voluntariado cria conexões reais com a sociedade e promove transformação social", afirma Ronaldo Rodrigues, gerente de EHS da Eaton em Caxias do Sul.
Para Letícia, o apoio da empresa também é motivo de inspiração.
"É admirável ver uma companhia valorizando quem faz o bem e apoiando ações que ultrapassam os limites da responsabilidade social tradicional. Isso fortalece não só a causa animal, mas toda a comunidade".
Leia mais:
Prefeitura sanciona lei que cria o Canaliza Caxias na sede da UAB
Ubiratã Rezler apresenta candidatura à presidência da CIC de Caxias do Sul
Lojas Colombo adere ao Outubro Rosa e ilumina unidade de Farroupilha
Sescon Serra Gaúcha discute o perfil do contador do futuro em Caxias
Conjunto de sinaleiras entra em funcionamento no Exposição, em Caxias
Tags:
Geral prêmio internacional trabalho voluntário Samir Sabino de Carvalho Eaton rende doações entidades Caxias do Sul