Prefeitos de Santa Tereza, Guaporé e Dois Lajeados defendem que o Trem dos Vales é importante para o desenvolvimento
redacao@serraempauta.com.br
14.01.2026 - 18h35min
Os prefeitos de Guaporé, Odair Rossetto, Dois Lajeados, Fabiana Giacomin e de prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, participaram de uma reunião estratégica para tratar da situação da malha ferroviária na região e das perspectivas relacionadas ao Trem dos Vales.
O encontro contou ainda com a presença do secretário adjunto de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, Clóvis Garcez Magalhães, e da assessora técnica do Gabinete de Projetos Especiais do Vice-Governador, Bruna Kasprzak, reforçando o envolvimento do Governo do Estado nas tratativas.
Durante a reunião, os prefeitos destacaram que a pauta ferroviária precisa ser tratada de forma integrada e regional. Santa Tereza, inclusive, já havia se mobilizado anteriormente quando surgiu a possibilidade de remoção dos trilhos, posicionando-se de forma contrária à retirada da malha e alertando para os impactos históricos, econômicos e turísticos da medida.
No encontro, foi ressaltado que o trecho entre Muçum e Vespasiano Corrêa já foi contemplado dentro do contexto do Trem dos Vales. No entanto, o entendimento conjunto é de que o projeto possui um alcance mais amplo, envolvendo também Guaporé e Dois Lajeados, o que exige uma atuação articulada para garantir o fortalecimento do turismo ferroviário como vetor de desenvolvimento regional, conectando a Serra Gaúcha e o Vale do Taquari.
Mesmo não integrando oficialmente o trajeto atual do Trem dos Vales, Santa Tereza participa ativamente das discussões. A prefeita destacou que o Município trabalha para viabilizar, ao menos, a realização de um passeio anual dentro do território santa-terezense, ampliando a integração regional e fortalecendo o turismo local.
“Essa é uma pauta que ultrapassa limites municipais. Os três prefeitos estão unidos porque entendemos que a ferrovia é um patrimônio regional e um importante instrumento de desenvolvimento. Não mediremos esforços para buscar a revitalização da malha, a efetivação da manutenção e a retomada do turismo ferroviário, dialogando com todas as instâncias necessárias”, destacou Gisele.
Como encaminhamento, ficou definida a realização de uma nova reunião com o vice-governador, Gabriel Souza, que está à frente desse processo no âmbito estadual, com a presença do secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini. O objetivo é obter informações mais precisas sobre as ações necessárias para a recuperação dos trechos ferroviários e esclarecer pontos relacionados à renovação ou não do contrato da concessionária Rumo.
Os prefeitos também reforçaram que irão avançar nas tratativas, incluindo, se necessário, reuniões com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com o Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (Dnit) e demais órgãos envolvidos, com o intuito de garantir que os trechos onde a malha foi retirada sejam revitalizados e que a manutenção ferroviária seja efetivamente realizada.
A mobilização conjunta reafirma o compromisso dos municípios com o desenvolvimento regional, a preservação do patrimônio ferroviário e o fortalecimento do turismo como instrumento de integração econômica, cultural e social.
Leia mais:
Hospital Saúde, de Caxias do Sul, protocola ação antes de recuperação judicial
Cisga lança concessão inédita para gestão de lixo na Serra Gaúcha
PetSerra Summit 2026 abre comercialização de espaços em Caxias do Sul
Círculo Saúde realizou mais de 28 mil atendimentos gratuitos em 2025
Autor Presente: inscrições abertas para encontros em escolas públicas do RS
Tags:
Geral região cidades Serra Gaúcha Santa Tereza Guaporé Dois Lajeados articulam recuperação malha ferroviária
