Moradores estão revoltados com decisão. Prefeitura diz que decisão levou em conta fatores técnicos e ambientais
redacao@serraempauta.com.br
09.10.2025 - 11h12min
A transferência da futura policlínica de Caxias do Sul para o Bairro Medianeira, anunciada na última sexta-feira (3), gerou descontentamento entre moradores da Zona Sul. A decisão contraria uma das principais promessas de campanha do prefeito Adiló Didomenico: a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) voltada a casos de urgência e emergência.
Com a mudança, a administração municipal garantiu o investimento federal de R$ 30 milhões e a execução da obra, mas deixou em aberto uma demanda histórica da população da região sul.
A alteração de endereço envolveu questões técnicas e uma corrida contra o relógio. Após o anúncio do investimento, o Ministério da Saúde suspendeu novos repasses para policlínicas em todo o país, mantendo apenas o projeto de Caxias do Sul por estar em fase adiantada.
O terreno do São Caetano exigia licenciamento ambiental complexo, já que parte da área possuía vegetação densa e necessidade de corte de árvores. Além disso, o projeto precisaria ser revisado, o que poderia atrasar a assinatura do convênio com o Governo Federal.
Com isso, o governo Adiló decidiu transferir o local da obra para Medianeira garantindo a continuidade dos trâmites e a liberação dos recursos.
Na terça-feira (7), o prefeito Adiló Didomenico esteve reunido com moradores da Zona Sul, no salão da Igreja São Caetano, para explicar a mudança de local da futura policlínica, que será construída na Rua Condessa Pereira Carneiro, no Bairro Medianeira. O clima ficou tenso durante a manifestação de Adiló.
"Vou continuar investindo na região. Vocês não se preocupem. Eu posso ser vaiado, mas não vou deixar de ajudar e fazer os investimentos que eu entendo necessário. Eu tenho compromisso com essa comunidade", disse o prefeito em meio a gritos de "queremos a policlínica".
O tema foi discutido na sessão ordinária da Câmara de Vereadores nesta quarta (8). Durante o debate, parlamentares pediram mais detalhes sobre a advertência feita pela Secretaria do Meio Ambiente quanto à possibilidade de cortes de árvores na área inicialmente prevista.
Leia mais:
Redação: o caminho para pensar, argumentar e transformar
Caxias recebe musical inspirado em "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"
ExpoBento e Fenavinho anunciam diretorias da edição de 2026 em Bento Gonçalves
Evento celebra a música autoral com três bandas caxienses no Reffugio
Igreja de São Pelegrino, de Caxias, ganha documentário que conta sua história
Tags:
Política saúde troca endereço policlínica Caxias do Sul gera críticas moradores, Zona Sul