Segundo Daniel Santos, a proposta busca garantir neutralidade ideológica nas escolas
redacao@serraempauta.com.br
07.02.2025 - 12h16min
O vereador de Caxias do Sul Daniel Santos (Republicanos) protocolou nesta quinta-feira (5), o projeto de lei intitulado "Escola sem Partido", que visa estabelecer diretrizes para assegurar a neutralidade ideológica nas escolas públicas do Município.
Santos diz que a matéria está fundamentada nos princípios constitucionais e nos valores que orientam a formação de uma sociedade justa e equilibrada, e que pretende garantir um ambiente educacional que respeite a integridade física, psíquica e moral dos estudantes, promovendo uma educação de qualidade, pautada na responsabilidade pública e na participação familiar.
"A proposta busca preservar o direito dos estudantes a receber uma educação imparcial, sem a imposição, influência ou censura de ideias que possam direcionar ou limitar o pensamento autônomo dos jovens," afirma Santos.
O parlamentar ressalta que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), já garante esses diretos aos alunos e pais, porém esses deveres são pouco respeitados.
"Nossa intenção é promover um ambiente educacional que respeite a pluralidade de ideias, mas que, ao mesmo tempo, proteja os estudantes de possíveis influências através da audiência cativa destes alunos em sala de aula, que possam comprometer a imparcialidade e formação política, ideológica e religiosa dos jovens. Formação esta que cabe aos pais direcionar e passar aos seus filhos", concluiu o republicano.
Santos diz que a discussão sobre a implementação do "Escola sem Partido" continua em andamento e já foi aprovada em várias cidades, mostrando que a pauta é necessária para uma melhor qualidade de ensino respeitando os direitos garantidos por lei às crianças e adolescentes.
Comissão rejeitada
Em agosto de 2021, o vereador Sandro Fantinel (PL), protocolou requerimento que pretendia criar a Comissão Temporária Especial Escola sem Partido. Na ocasião, os vereadores rejeitaram a solicitação por 14 contrários e sete favoráreis.
Leia mais:
Inicia o bloqueio viário para a montagem do Acqua Fest 2025, em Caxias
Caxias do Sul Basquete consegue segunda vitória consecutiva em casa
Radares entram em operação na segunda-feira nas rodovias da Serra e Caí
UBSs Esplanada e Mariani, em Caxias, deverão ser inauguradas no 1º semestre
Economia de Caxias do Sul cresce 6,6% em 2024
Tags:
Politica educação Daniel Santos Caxias do Sul protocola projeto Escola sem Partido