Empresário já havia liderado a entidade entre 2018 e 2021
redacao@serraempauta.com.br
20.01.2026 - 16h24min
O Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) Região Uva e Vinho inicia um novo ciclo a partir deste mês com a posse de Vicente Homero Perini Filho como presidente e de Mateus Guilherme Zanotto como vice-presidente da entidade.
Eleitos por aclamação, os dirigentes conduzirão a gestão no período de 2026 a 2029, sucedendo Marcos Antonio Ferronatto (presidente) e Gabriele Carina Piccoli (vice), que estiveram à frente do sindicato entre 2022 e 2025.
Aos 59 anos, Perini retorna à presidência após uma trajetória sólida e contínua dentro do Segh. Associado desde 2004, o caxiense já atuou como vice-presidente entre 2014 e 2017, foi presidente no período de 2018 a 2021 e integrou a diretoria na gestão 2022 a 2025.
Para o novo mandato, assume com a convicção de que o associativismo é o caminho mais eficaz para o fortalecimento do setor.
"Acredito profundamente que juntos somos mais fortes, e que para cobrar, é preciso fazer, estar presente e construir coletivamente. O Segh é isso, a união de milhares de empresários e de muitos presidentes e diretorias, que se dedicaram voluntariamente ao longo de quase 78 anos de história. Tenho muito orgulho de poder contribuir novamente com essa trajetória", destaca Perini.
Ciente dos desafios enfrentados pelos segmentos de gastronomia, hotelaria e turismo, o novo presidente reforça a importância estratégica desses setores para o desenvolvimento econômico e social da Serra Gaúcha e do Rio Grande do Sul.
O Segh Região Uva e Vinho representa cerca de 4 mil negócios em 20 municípios, atuando como uma das principais entidades do setor no Estado.
Projetos da nova gestão
Para a gestão 2026-2029, Perini afirma que o foco será a defesa permanente dos interesses dos associados, apresentando de forma propositiva, por exemplo, os impactos e desafios impostos por mudanças com a reforma tributária e a jornada de trabalho 5x2, que está em debate. A nova diretoria também pretende aproximar ainda mais os empresários da entidade, estimulando a participação ativa dos associados nas ações, projetos e decisões do Segh.
Outro eixo central da nova presidência será a questão da mão de obra, com a busca de alternativas que tornem os setores mais atrativos para os trabalhadores, aliada à qualificação customizada das equipes, de acordo com as necessidades reais dos negócios.
A pauta social terá atenção especial, com a defesa da oferta de creches com atendimento nos três turnos e nos finais de semana, acompanhando a dinâmica de funcionamento das atividades de gastronomia, hotelaria e turismo.
O combate à informalidade também está entre as prioridades, especialmente a regularização de locações temporárias e a fiscalização da comercialização de alimentos e bebidas legais, promovendo um ambiente de concorrência justa e segura aos empreendedores e consumidores.
A nova gestão ainda busca reforçar o compromisso com o desenvolvimento do turismo regional e do Rio Grande do Sul e seguir presente nos conselhos e em planejamentos do turismo, além de apoiar iniciativas nos municípios que integram sua base de atuação.
Também seguirá contribuindo com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) EstruTUR - RS, coordenada pelo Instituto RSNasce/G30. O projeto – considerado pelo Segh como novo marco para o turismo gaúcho — conta com apoio de mais de 40 entidades, entre elas o próprio sindicato, e já reúne as assinaturas de 47 parlamentares, articuladas pelo deputado Guilherme Pasin.
"Trabalharemos para valorizar os setores de gastronomia, hotelaria e turismo, ampliando o reconhecimento das suas relevâncias econômicas e sociais, além de estimular o surgimento de novas lideranças para garantir a continuidade e o fortalecimento do segmento", pontua Perini.
Leia mais:
‘Hip Hop no Zoka’ movimenta bairro de Bento Gonçalves neste sábado
Sindilojas incentiva decoração com tema da Festa da Uva em Caxias do Sul
Estado garante R$ 4 milhões anuais ao Hemocentro em Caxias do Sul
Falta um mês para a Festa Nacional da Uva 2026, em Caxias do Sul
Baile de Máscaras revive festas históricas em Bento Gonçalves
Tags:
Geral retorno Vicente Homero Perini Filho assume presidência Segh Região Uva e Vinho
