Evento conta com programação ampliada, novas experiências e grandes shows nacionais
redacao@serraempauta.com.br
19.01.2026 - 15h57min
Esta segunda-feira (19) marca um mês para o início da 35ª Festa Nacional da Uva, que será realizada de 19 de fevereiro a 8 de março de 2026, no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul.
Em uma edição histórica, que marca os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, os 135 anos de emancipação do Município e os 95 anos da própria Festa, o evento chega com programação ampliada, novas experiências para o público e uma intensa mobilização comunitária.
Com o tema “Fruto de um sonho imigrante”, a Festa presta homenagem a todas as etnias que ajudaram a construir Caxias do Sul, mas de forma especial aos primeiros imigrantes italianos que ajudaram a construir a história de Caxias do Sul e da Serra Gaúcha.
A proposta valoriza o legado deixado por essas famílias, marcado pelo trabalho, pela fé, pela vida comunitária e pela transmissão de saberes entre gerações, conectando passado, presente e futuro em uma celebração que vai além do evento e reafirma a identidade cultural da região.
A um mês da abertura oficial, a Festa da Uva já se consolida como um dos principais eventos culturais e turísticos do país e contabiliza uma ampla presença na mídia e nas ações promocionais.
Até dezembro de 2025, foram 1.445 reportagens publicadas na imprensa local, regional, estadual e nacional. Nas redes sociais, o crescimento também é expressivo, com mais de 106 mil seguidores no Instagram — aumento superior a 20 mil em 2025 — e 189 mil seguidores no Facebook.
Para o presidente da Comissão Comunitária, Fernando Bertotto, o momento é de expectativa e orgulho.
"Chegar a um mês da Festa com essa mobilização, visibilidade e engajamento mostra a sua força. Estamos falando de um evento que celebra a nossa história, movimenta a economia, impulsiona o turismo e envolve toda a comunidade. A edição de 2026 foi pensada para emocionar, acolher e surpreender", destaca.
Festa da Uva em movimento pelo país
Desde o lançamento da edição 2026, a programação da Festa vem sendo apresentada em diferentes cidades do estado, com visitas institucionais a Porto Alegre, Nova Prata, Bento Gonçalves, Garibaldi, Veranópolis, Flores da Cunha, Antônio Prado, Guaporé, Encantado e Farroupilha, além de agendas em Brasília, com convites ao presidente da República, ministérios, Câmara dos Deputados e Senado. O convite oficial ao governador do Rio Grande do Sul também foi entregue e prontamente aceito.
A rainha Elisa dos Santos Pereira D’Mutti e as princesas Júlia Dallegrave Scopel e Letícia Comin da Silva já participaram de mais de 120 compromissos oficiais, levando o convite do evento a diferentes públicos e regiões. Além de ações com embaixatrizes em escolas infantis, com atividades voltadas às crianças, como desenhos para colorir com a temática da Festa.
A Festa da Uva também marcou presença em grandes feiras de turismo, como a Abav Expo, no Rio de Janeiro, e a Festuris, em Gramado, além de encontros com o trade turístico, guias de turismo e agências de viagem da região.
Novidades e experiências inéditas em 2026
A edição de 2026 aposta em novas experiências que dialogam com tradição, inovação e convivência e que ampliam a experiência sensorial, cultural e turística do público. Entre as principais novidades está o Brinde no Mirante, realizado diariamente às 18h30min, com vista panorâmica da cidade, além do Espaço Consevitis-RS, que oferece degustação de uvas e vinhos mediada com especialistas. Dois pontos fixos de degustação gratuita de uvas também estarão disponíveis ao público, no Pórtico e no Palácio das Uvas.
Outras atrações inéditas incluem o Museu do Videogame, com visitação gratuita durante todos os dias da Festa; o Planetário Aurora, com sessões gratuitas de 20 minutos, de hora em hora; e a Roda de Chimarrão, aos domingos, das 11h às 13h.
A Pisa da Uva integra a programação da Festa com sessões regulares ao longo do evento, além de horários especiais nos fins de semana. Já a Visita Guiada pela Réplica de Caxias do Sul e Parreirais estreia nesta edição como uma das novidades, proporcionando ao público uma imersão na história e na cultura da imigração italiana. A degustação de uvas para os visitantes também é ampliada, com dois pontos exclusivos: um no Pórtico e outro no Palácio das Uvas, onde o público poderá degustar uvas à vontade.
Entre as atividades já consagradas da programação, o tradicional Saguzaço ganha reforço em 2026 e passa a acontecer em três edições, sempre aos sábados, das 10h às 13h.
Entre as experiências estão as Vivências Coloniais, que apresentam demonstrações das provas dos Jogos Coloniais aos finais de semana, aproximando os visitantes dos costumes e do cotidiano do interior. O Parque de Diversões também integra a programação, oferecendo opções de lazer para crianças, jovens e famílias, reforçando o caráter festivo e intergeracional da Festa da Uva.
De acordo com a diretora executiva, Carla Pezzi, a edição foi pensada para oferecer uma vivência ainda mais completa ao visitante.
"A programação de 2026 foi construída para acolher públicos de todas as idades, unindo tradição, cultura, turismo e entretenimento. Temos novas experiências, atrações gratuitas, grandes shows e espaços temáticos que valorizam a indústria, o agronegócio, o artesanato e a identidade regional", ressalta.
Diversidade de espaços amplia a experiência do público
A programação da Festa da Uva 2026 também se organiza a partir de espaços temáticos que valorizam diferentes setores da economia e da cultura local. O público poderá circular pelo Espaço da Indústria, pelo Espaço Tendenza (de moda), pela Agroindústria Familiar e pelo Agronegócio, além da tradicional Feira de Compras, do espaço dedicado ao Artesanato e do Espaço das Orquídeas, reunindo produtos, experiências e expositores que representam a força produtiva, criativa e cultural da Serra Gaúcha.
Shows nacionais e programação cultural
Pela primeira vez, a Arena Multicultural contará com sete dias de shows nacionais, reunindo grandes nomes da música brasileira: Maiara & Maraísa, Luan Santana, Henrique & Juliano, Alexandre Pires, Armandinho, Panda, Raimundos, Matogrosso & Mathias, MC Cabelinho, Orochi, MC Daniel, Rainha Musical, San Marino e Tchê Garotos. Os ingressos para os shows dão direito à visitação no Parque, enquanto o ingresso do Parque não inclui acesso aos shows.
Além dos shows nacionais, a Festa terá mais de 120 atrações culturais locais, regionais e estaduais, entre teatro, música, dança, corais, CTGs e apresentações itinerantes, além do espetáculo Som & Luz, em parceria com o Sesc, com sete apresentações ao longo da programação.
Programação dos shows nacionais
:: 21/02 — Maiara & Maraisa + Panda
:: 27/02 — MC Cabelinho, Orochi e MC Daniel
:: 28/02 — Luan Santana
:: 1º/03 — Armandinho e Raimundos
:: 6/03 — Henrique & Juliano
:: 7/03 — Alexandre Pires (Pagonejo) + Matogrosso & Mathias
:: 8/03 — Rainha Musical, San Marino e Tchê Garotos
Horários do Parque
:: Segunda a Quinta: 14h às 22h
:: Sextas-feiras: 14h às 23h
:: Sábados: 10h às 23h
:: Domingos: 10h às 22h
Confira as datas e horários dos desfiles cênicos
:: 19/02 - Quinta-feira – 20
:: 22/02 - Domingo - 16h
:: 26/02 - Quinta-feira - 20h
:: 1º/03 - Domingo - 16h
:: 5/03 - Quinta-feira - 20h
:: 8/03 - Domingo - 16h
Leia mais:
Baile de Máscaras revive festas históricas em Bento Gonçalves
Agroindústrias podem se cadastrar para a Mostra Flores em Flores da Cunha
Exposição na UCS retrata o cotidiano e a indumentária da cultura gaúcha, em Caxias
Linha 40 e Ana Rech abrem os Jogos Coloniais da Festa da Uva em Caxias do Sul
Prataviera Shopping promove liquidação de verão em Caxias do Sul
Tags:
Geral agende-se falta um mês Festa da Uva 2026 Caxias do Sul
