Requalificado, novo complexo oferece experiência enoturística com salas temáticas e degustação de seis produtos
redacao@serraempauta.com.br
25.01.2023 - 16h59min
As quatro estações do ano – primavera, verão, outono e inverno – foram escolhidas como o mote inspirador do novo complexo enoturístico da Cooperativa Vinícola Garibaldi. A obra de requalificação do prédio histórico conta com a ampliação da área física, de 1,2 mil m² para 4 mil m², que permitiu a inclusão de novas salas de atendimento, de áreas de convivência e circulação. Também a loja passou por mudanças, ganhando espaço três vezes maior, bem como uma atmosfera sofisticada, alinhada ao conceito de excelência e à qualidade dos espumantes, vinhos e sucos da Cooperativa Vinícola Garibaldi. O investimento é de cerca de R$ 6 milhões.
A nova temática ingressa na oferta de roteiros em formato de experiência para proporcionar sensações ao visitante e, também, conhecimento e aproximação com a cooperativa vinícola e sua história. A apresentação para a imprensa e convidados foi realizada nesta terça-feira (24).
Logo no início da nova versão do roteiro ‘Uma história para degustar’, o público fica sabendo que a troca das estações exerce uma grande influência sobre a videira.
A planta passa, todos os anos, por um ciclo que se inicia após a vindima, em meados de março, quando começa o outono. Então, as folhas que restaram da videira começam a amarelar e cair, e ela inicia o armazenamento de nutrientes para enfrentar a época de dormência, o inverno. No final da estação, ela começa a ser podada para entender que precisa “acordar”, já que a temperatura vai aumentar com a chegada da primavera, época em que ocorre a floração e brotação do fruto. É na explosão do calor, com a chegada do verão, que os cachos vão amadurecer e as bagas concentrar açúcar até estarem no ponto ideal da colheita.
Durante o percurso, em meio a pipas de até 90 anos, os visitantes vão aprendendo como um espumante é elaborado. Tipos de uvas utilizadas, etapas de cada processo e métodos de produção são esmiuçados de modo a oferecer mais conhecimento para a próxima etapa do roteiro: a degustação.
Para esse momento, os visitantes são conduzidos a uma das quatro salas temáticas – outono, inverno, primavera e verão. Em cada uma delas, grupos de até 50 pessoas podem ser acomodados para provar até seis produtos. A lista inclui os vinhos fino Garibaldi Reserva Merlot e de mesa Precioso, os espumantes Garibaldi Prosecco Rosé – o primeiro do Brasil em sua categoria – e Garibaldi Moscatel – melhor espumante do Cone Sul, segundo o Catad’Or World Wine Awards – e o Suco de Uva Integral, além de um rótulo temático para cada estação.
O encaminhamento dos visitantes às salas varia de acordo com a disponibilidade. Nelas, diferentes símbolos contextualizam os ambientes com suas respectivas estações. Enquanto na sala inverno bastões de led branco pendurados no teto remontam a estalactites de gelo, na sala primavera tecidos translúcidos que imitam pétalas trazem vivacidade ao espaço através da iluminação dos led multicoloridos. Cores e dança de luzes especiais enfeitam as salas verão e outono.
Antes do final da visitação, o visitante passa por um a espécie de portal - uma antiga pipa de madeira, cujas paredes internas preservam os cristais que se formam durante o armazenamento do vinho. Passando por esse pórtico, o visitante chega a um dos momentos mais emocionantes do passeio. Um audiovisual com imagens associadas à cultura vitivinícola é veiculado ao som d’As Quatro Estações, de Vivaldi, enquanto luzes projetadas no chão dançam no movimento da música, ao mesmo tempo em que uma mensagem ganha o telão para anunciar como as estações trazem com elas o movimento da vida.
O novo roteiro pode ser feito de segunda a sábado, das 9h às 17h, e nos domingos e feriados, das 10h às 15h. O valor é de R$ 40, com direito a uma taça de vinho de vidro personalizada da Cooperativa Vinícola Garibaldi.
Quem preferir, pode agendar a versão premium da experiência (que será oferecida a partir de abril de 2023) – em que o visitante passa por todas as quatro salas temáticas e, em cada uma delas, degusta dois rótulos da Cooperativa Vinícola Garibaldi que remetem especificamente àquela estação do ano. A experiência sensorial combina enologia e gastronomia, com a oferta de quitutes especiais em cada parada sensorial. Essa experiência é reservada a grupos de até nove pessoas e ocorre exclusivamente sob agendamento, conforme disponibilidade de dias e horários.
"Temos colocado em prática um robusto movimento que começa com o compromisso de agregar valor a nossos produtos, com rótulos que conquistam muitas premiações aqui e ao redor do mundo, e também a preferência do consumidor. De forma paralela, caminhamos na direção de expandir o papel do enoturismo, oferecendo experiências que conectem o público com a essência, história e cultura de nossa região – e, claro, com a qualidade de nossos produtos. A requalificação do Complexo Enoturístico é muito mais do que uma reforma estrutural do espaço, é uma nova forma de enoturismo, de imersão cultural no mundo do espumante e de conhecimento profundo de nossa história. É uma proposta inovadora, única, que mostra toda nossa profunda conexão com as pessoas, a uva, o espumante e o vinho", disse o presidente Oscar Ló.
O projeto de revitalização é assinado pela arquiteta Vanja Hertcert. A concepção é da consultora em enoturismo Ivane Fávero e conta com o trabalho de resgate histórico desenvolvido pelo jornalista Cassius André Fanti.
Atrações
Outros dois roteiros completam o repertório de atrações oferecidas: o Taça e Trufa , uma verdadeira explosão sensorial, que envolve espumantes, vinhos e trufas de chocolate; e o ‘Desperte seus sentidos’, degustação às cegas que promete aguçar as percepções sobre o mundo do vinho.
O complexo enoturístico da Vinícola Garibaldi fica na Avenida Independência, 845, Centro de Garibaldi. Agendamentos e informações podem ser alinhados pelo fone (54) 3464-8104, WhatsApp (54) 99196-5577 ou ainda pelo e-mail turismo@vinicolagaribaldi.coop.br.
Leia mais:
Honeyde Bertussi será homenageado em seu centenário em Caxias
ONG Construindo Igualdade realiza Marcha do Orgulho Trans em Caxias
Diretor da CIC de Caxias participa de agenda de Lula na Argentina
Diagnóstico vai mapear demandas culturais da Zona Norte de Caxias
Município de Caxias terá programa para desenvolvimento de startups
Tags:
Turismo Cooperativa Vinícola Garibaldi apresenta roteiro enoturístico inspirado quatro estações ano Garibaldi