Siga nossas redes sociais
Logotipo - Vinícolas de Faria Lemos se unem para fortalecer o enoturismo em Bento Gonçalves | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Vinícolas de Faria Lemos se unem para fortalecer o enoturismo em Bento Gonçalves | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Turismo

Vinícolas de Faria Lemos se unem para fortalecer o enoturismo em Bento Gonçalves

Aprolemos vai liderar nova IG, incentivar, preservar a cultura do vinho, a pesquisa e promover o potencial produtivo do Distrito

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Divulgação
Foto Principal - Notícia

Sete vinícolas de Faria Lemos, interior em Bento Gonçalves, uniram-se em torno de um propósito nobre e comum: valorizar o território, fortalecer a produção vitivinícola local e promover o potencial cultural e turístico da região.

>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

Foi com essa visão compartilhada que foi fundada a Associação de Produtores de Vinhos Finos de Faria Lemos (Aprolemos). A entidade nasce com um olhar coletivo e estratégico, reunindo também sócios contribuintes engajados no desenvolvimento do enoturismo e da identidade territorial.

Com mais de 100 anos de fundação, Faria Lemos é o mais antigo distrito de Bento Gonçalves e também o maior produtor de uvas do Município, com mais 2.080 hectares cultivados.

Com forte vocação vitivinícola e paisagens de rara beleza — com destaque para o Vale Aurora —, o território reúne condições únicas que inspiram a construção de uma identidade própria.

A Aprolemos surge como uma entidade articuladora, comprometida com a preservação, o fortalecimento e a promoção dessa identidade, além de liderar o início de um movimento para o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) dos vinhos de Faria Lemos.

Entre os principais objetivos da nova associação estão o incentivo à pesquisa e à inovação vitivinícola, a qualificação da produção local, o desenvolvimento do enoturismo, a promoção da cultura local e a preservação ambiental e paisagística.

A Aprolemos também atuará na defesa e gestão da Indicação Geográfica “Faria Lemos”, além de representar os interesses dos associados junto ao poder público e a entidades nacionais e internacionais.

Nova geração à frente do movimento

A diretoria executiva da Aprolemos é liderada pelo jovem enólogo Lorenzo Cristofoli, que assume a presidência com a missão de conduzir esse novo ciclo de valorização do território. Ao seu lado estão Anderson Buffon, da Vinícola Buffon, na vice-presidência, e Alceu Speranza, da Vinhos Speranza como diretor administrativo-financeiro, além de um Conselho Fiscal e de um Conselho Técnico voltado à gestão da IG.

"Esta associação nasce de um desejo coletivo, construído por quem vive, produz e acredita neste território. Nossa missão é fazer com que Faria Lemos seja cada vez mais reconhecida pela qualidade de seus vinhos e pela força de sua história", destaca Cristofoli.

Com sede na Linha Paulina - RS 431, km 03 -, a Aprolemos reúne vinícolas, instituições, profissionais do turismo, da pesquisa e da cultura, divididos entre Associados Produtores, Setoriais, Promotores e Honorários, e segue aberta à adesão de novos associados.

A entidade já estrutura ações voltadas à educação, promoção, eventos, desenvolvimento sustentável e intercâmbio técnico, além de criar canais de apoio à comercialização e à presença institucional de Faria Lemos no cenário vitivinícola nacional.

Sócios fundadores

Cristofoli Vinhos de Família, Dal Pizzol Vinhos Únicos, Speranza Vinhos, Vinícola Buffon, Vinícola Mena Kaho, Vinícola Monte Rosário (Vinhos Rotava) e Vistamontes Vinícola.

Leia mais:
Manoel e Felipe Cordeiro palestram sobre a Guitarrada Paraense em Caxias
Dia da Advocacia: Celebrar é reafirmar o compromisso com a democracia e a justiça social
Poços vão abastecer 600 moradores de Criúva e Santa Lúcia do Piaí, em Caxias
Câmara de Caxias recebe estudantes para atividade chamada Vereador Sombra
Telemedicina realiza 245 atendimentos no primeiro mês em Caxias do Sul

Tags:

Turismo vinícolas Faria Lemos Aprolemos fortalecimento enoturismo Bento Gonçalves