Siga nossas redes sociais
Logotipo - Vinícolas se unem e criam associação de espumantes em Garibaldi | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Vinícolas se unem e criam associação de espumantes em Garibaldi | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Fortalecimento

Vinícolas se unem e criam associação de espumantes em Garibaldi

Entidade nasce para fortalecer a identidade do bebida local e buscar Indicação Geográfica

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Cesar Silvestro/Divulgação
Foto Principal - Notícia

Berço do espumante brasileiro e reconhecida nacionalmente como a Capital Brasileira do Espumante, Garibaldi dá um passo para consolidar ainda mais sua identidade vitivinícola. Foi fundada nesta domingo (29), a Associação de Produtores de Espumantes de Garibaldi (APEG) durante assembleia realizada na Vinícola Peterlongo — local emblemático onde foi elaborado o primeiro espumante do Brasil, em 1913.

selo-salto-ventoso-1.jpeg

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O grupo fundador reúne 10 vinícolas: Casa Pedrucci, Chandon, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Courmayeur, Estabelecimento Vinícola Armando Peterlongo, Foppa & Ambrosi, Ponto Nero, Vinícola Carlesso, Vinícola São Luiz e Vinícola Vaccaro.

A escolha da data para a criação da entidade reforça o simbolismo desse novo ciclo: é Dia de São Pedro, padroeiro de Garibaldi. E, assim como o santo das águas, os espumantes representam uma força que conecta história, trabalho e fé — elementos que moldaram a cidade e impulsionam sua vocação.

Sem fins lucrativos, a APEG nasce com o propósito de fomentar ações de pesquisa vitivinícola, qualificar o espumante como produto cultural de Garibaldi, promover o enoturismo, defender os interesses dos produtores e atuar de forma ativa na obtenção e preservação da Indicação Geográfica.

A fundação da entidade marca o início de um novo capítulo na história do espumante brasileiro, unindo esforços para fortalecer a imagem de Garibaldi como território singular na elaboração de espumantes reconhecidos nacional e internacionalmente.

"A criação da APEG é um passo estratégico e necessário para que possamos caminhar juntos em prol da certificação do espumante de Garibaldi. Somos produtores que compartilham da mesma história, do mesmo território e dos mesmos desafios. A associação surge para nos organizar como setor, promover a excelência do nosso produto e buscar, com legitimidade, o reconhecimento da Indicação Geográfica junto ao INPI", afirma o presidente Ricardo Morari.

A criação da APEG vem respaldada por números que reforçam a excelência da produção local. Das 6.710 premiações conquistadas por rótulos brasileiros em concursos internacionais, 1.162 foram atribuídas a espumantes de Garibaldi.

No Concurso do Espumante Brasileiro, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), que avalia exclusivamente espumantes nacionais, 386 das 2.359 medalhas já conferidas têm origem em Garibaldi.

As mais de 40 vinícolas existentes na cidade hoje, produzem anualmente 12 milhões de garrafas de espumantes. Esses dados evidenciam a força e a consistência da cidade na elaboração de espumantes que se destacam no Brasil e no mundo.

A ideia de criar a APEG começou a germinar ainda em dezembro de 2023, quando os produtores locais realizaram a primeira reunião com o objetivo de avaliar o alinhamento do setor em torno de um projeto coletivo voltado à valorização do espumante de Garibaldi como produto típico, cultural e passível de certificação por Indicação Geográfica (IG).

Apesar das dificuldades impostas pelas intensas chuvas que afetaram a região no primeiro semestre de 2024, o grupo retomou com força o movimento após a safra, determinado a transformar o projeto em realidade.

A diretoria da APEG é composta ainda por Guilherme Pedrucci (vice-presidente), Talita Nicolini Verzeletti (1ª secretária), Márcio Dallé (2º secretário), Adalberto Bortolini (1º tesoureiro) e Jones Valduga (2º tesoureiro).

A sede da entidade será junto a Apeme Collab, que funciona como um hub de inovação, no Centro da cidade.

Leia mais:
Governo do Estado prevê mais de R$ 400 milhões para Caxias do Sul 
Prefeitura de Caxias reforça ações em áreas críticas da cidade e do interior
Loja de vinhos de Caxias do Sul celebra a produção brasileira
Estação Téti é o novo destino das famílias em Caxias do Sul
Feira de Inverno recebe mais de 8 mil pessoas em Flores da Cunha

Tags:

Fortalecimento vinícolas criam associação espumantes Garibaldi