Siga nossas redes sociais
Logotipo - Visitas mediadas em Galópolis ensinam sobre o patrimônio industrial de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Visitas mediadas em Galópolis ensinam sobre o patrimônio industrial de Caxias | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Cultura em Pauta

Visitas mediadas em Galópolis ensinam sobre o patrimônio industrial de Caxias

"Na Trilha do Patrimônio Industrial" é uma proposta gratuita e aberta à comunidade

Jornalista - Gustavo Tamagno Martins

redacao@serraempauta.com.br

Sisto Muner/Acervo
Foto Principal - Notícia

Lanifício São Pedro, em 1948

A próxima ação do projeto “Na Trilha do Patrimônio Industrial”, de Caxias do Sul, terá sua atenção voltada ao bairro Galópolis. A iniciativa propõe uma imersão histórica por meio de uma pesquisa aprofundada e visitas mediadas a locais que marcam a trajetória industrial da região. 

selo-salto-ventoso-1.jpeg

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O evento de lançamento do projeto está programado para esta quarta-feira (9), às 19h30, no Instituto Hércules Galló, com apresentação da identidade visual, programação e uma palestra especial sobre patrimônio industrial com a historiadora e pesquisadora Ana Paula de Almeida, doutoranda em História e especialista em patrimônio industrial, e a professora e pesquisadora Vania Beatriz Merlotti Herédia.

A partir de uma pesquisa histórica detalhada, conduzida por Ana Paula e complementada com o olhar fotográfico de Liliane Giordano, foi criado um roteiro exclusivo que abrange patrimônios industriais e locais significativos de Galópolis. 

A atividade gratuita é voltada a estudantes, professores e à comunidade em geral, e busca promover reflexões sobre a importância da memória coletiva para a valorização da identidade local. 

Das 15 visitas previstas, 10 delas serão destinadas à comunidade em geral, sendo uma delas para público da terceira idade e outras duas contando com a utilização de recursos de acessibilidade (audiodescrição e Libras), além de mais cinco voltadas especialmente para alunos de escolas públicas. 

As visitas têm duração aproximada de três horas e são oferecidas a grupos de até 35 pessoas, sempre com mediação de Ana Paula, que também é proponente do projeto.

A atividade busca provocar reflexões sobre as memórias e experiências dos participantes, contribuindo para a memória coletiva e a identidade cultural da comunidade. 

“A memória, quando preservada e compartilhada, fortalece laços com essa identidade e transforma lugares em histórias vivas. Queremos proporcionar uma experiência sensível e informativa, que instigue cada participante a olhar Galópolis com novos olhos e reconhecer a força do seu patrimônio industrial”, destaca Ana Paula. 

Para participar, será necessário realizar inscrição pela plataforma Sympla. No caso das escolas, será lançado um edital específico e divulgado junto aos canais da Secretaria de Educação de Caxias e da 4ª Coordenadoria Regional de Educação. 

Entre as atividades realizadas anteriormente estão 10 visitações, em 2024, por locais em Caxias do Sul que foram referências na formação industrial da cidade, além da criação de um mapa digital interativo, que possibilita a consulta de informações e dados sobre indústrias históricas de Caxias e que conta com a colaboração da comunidade para enriquecer seu conteúdo. 

Leia mais:
Inscrições para o Concurso Beleza Negra abrem na quinta-feira, em Caxias

Caxias do Sul terá representante em competição nacional do Senac
Meia maratona do Shopping Villagio Caxias ocorre no próximo domingo
Santa Clara amplia atuação com novo mercado agropecuário em Teutônia
Câmara de Bento passa a transmitir sessões com tradução em Libras

Tags:

Cultura Cultura em Pauta Visitas Galópolis Caxias do Sul ensinar patrimônio industrial proposta comunidade gratuita