Evento tem como tema “40 Anos de Histórias: O Futuro Começa com um Livro” e lema “Uma cidade que lê, constrói seu futuro”
redacao@serraempauta.com.br
30.09.2025 - 18h01min
O ator e escritor Werner Schünemann foi confirmado como patrono da 40ª Feira do Livro de Bento Gonçalves, que acontece de 15 a 26 de outubro, na Via Del Vino. O anúncio foi feito em reunião on-line nesta terça-feira (30).
Participaram do encontro, o prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira, do secretário da Cultura Evandro Soares, da secretária de Educação Andreza Peruzzo, além do diretor do Sesc e a Agente de Programas Sociais do Sesc, Jaques Fachineli e Cristina Rasera, respectivamente e representantes da Biblioteca Pública.
O evento terá como tema “40 Anos de Histórias: O Futuro Começa com um Livro” e lema “Uma cidade que lê, constrói seu futuro”.
"Estou sem palavras, é um convite muito legal. É uma honra, uma distinção para mim, que sou um escritor novo. Já estou imaginando como vai ser. O coração bate mais forte de ter uma oportunidade dessas de levar a leitura para mais pessoas", disse Werner ao aceitar o convite.
Carreira na literatura e nas artes
Werner estreou na literatura em 2021, com a ficção Alice deve estar viva, publicada pela Editora Minotauro. O livro se passa nos Pampas Gaúchos e mistura relações humanas, perdas e reencontros em um thriller psicológico. Em março deste ano, lançou um livro de poemas e já prepara a continuação de sua obra.
Natural de Porto Alegre, Schünemann é ator, diretor, roteirista e produtor. Iniciou a carreira no teatro em 1979 e se tornou conhecido nacionalmente por papéis na TV e no cinema.
Entre os destaques estão a atuação como o general Bento Gonçalves na minissérie A Casa das Sete Mulheres (2003) e participações em novelas como Senhora do Destino (2004), Passione (2010) e Lado a Lado (2012). Ele também é um dos fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre.
Reconhecimento em Bento
Para o secretário da Cultura, Evandro Soares, a escolha de Werner é uma homenagem à sua trajetória artística e à ligação com a cidade. Em 2003, ele recebeu o troféu “General Bento Gonçalves da Silva”, concedido a personalidades que contribuem para a divulgação do Município.
"Nosso evento multicultural completa 40 anos tendo o livro como agente de transformações. Nada mais natural do que prestar essa homenagem a uma grande figura das artes do nosso Estado", disse.
Durante a programação da Feira, o Circuito Sesc de Literatura promove a atividade "O Continente de Érico Veríssimo", espetáculo de leitura, protagonizado por Schünneman.
O prefeito destacou a importância do patrono para a edição comemorativa.
"É uma alegria enorme termos um dos maiores artistas do Rio Grande do Sul promovendo o livro e a leitura. Tenho certeza de que nossa cidade vai se orgulhar e se inspirar com ele", afirmou.
Leia mais:
Câmara de Caxias define Mesa Diretora do Vereador por um Dia
RS registra mais de 1,4 mil casos de violência contra população LGBT em 2025
Geneviève Faé lança livro de crônicas na Feira do Livro de Caxias nesta sexta
Carlos Barbosa se prepara para eleger a nova corte do FestiQueijo
Caxias do Sul conta com três ecopontos para recebimento de resíduos sólidos
Tags:
Cultura Werner Schünemann patrono 40ª Feira do Livro de Bento Gonçalves Bento Gonçalves