Valesca Valente Pires, membra da Comissão de Igualdade Racial da OAB Subseção Caxias do Sul
redacao@serraempauta.com.br
19.11.2025 - 10h13min
O mês de novembro é marcado pela Consciência Negra, celebrada no dia 20 de novembro. A data foi instituída em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder de um dos maiores quilombos do Brasil, o Quilombo dos Palmares.
Zumbi dos Palmares (falecido em 20 de novembro de 1695) foi um dos maiores símbolos de resistência negra à escravidão e de luta pela liberdade dos negros escravizados. Atualmente, sua história inspira a comunidade negra a valorizar a cultura afro-brasileira e a lutar por uma sociedade igualitária, inclusiva e antirracista.
É importante salientar que, muito embora esta data seja de suma importância para a reflexão sobre a valorização da cultura negra, o enfrentamento do racismo, a igualdade social e a inclusão do negro na sociedade, entre outros temas, não devem ser objeto de reflexão somente nesta data; é preciso que, todos os dias, tenhamos atitudes e ações que nos conduzam, um dia, a uma sociedade verdadeiramente antirracista.
Em Caxias do Sul, já existem ações conjuntas, entidades e instituições que buscam promover o letramento racial, que é de suma importância, uma vez que é por meio dela que a nossa sociedade aprende a enxergar, interpretar e questionar as estruturas raciais que moldam os comportamentos e as relações sociais.
Outra ação importante recente, foi a aprovação do “Protocolo de Abordagem e Resposta para Situações de Racismo em Ambiente Escolar” – que constitui medidas que visam instruir toda comunidade escolar, acerca dos procedimentos e encaminhamentos necessários quando identificados casos de racismo em contextos escolares. Este protocolo é válido tanto para rede educação pública quanto privada.
O protocolo foi instituído por meio do RAE CAXIAS DO SUL (Rede de Apoio à Escola do município) em conjunto com o Ministério Público, entidades e instituições, incluindo a OAB Caxias do Sul, por meio do CIR – Comissão de Igualdade Racial.
Por fim, ações como as citadas, colaboram para a construção de uma sociedade antirracista, porém, sabemos que são medidas iniciais, ainda há muito que evoluirmos, e esta evolução vem por meio do ensino, conscientização e ações envolvendo toda a sociedade civil.
Leia mais:
Caxias do Sul terá feirão com mais de 40 vagas de emprego
Fenavinho abre inscrições para candidatas à corte dos 60 anos da festa
Sesc promove Vitrine Literária em homenagem ao Dia da Consciência Negra
Aeroporto Hugo Cantergiani recebe grafites em Caxias do Sul
Vinícola Aurora abre 120 vagas temporárias para a safra 2026 em Bento
Tags:
Artigo Caxias do Sul 20 de novembro Dia Nacional da Consciência Negra Valesca Valente Pires Comissão de Igualdade Racial OAB
