A cidade passa a integrar uma rede nacional de estações meteorológicas modernas
redacao@serraempauta.com.br
04.07.2025 - 08h51min
O Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, receberá uma nova estação meteorológica digital e automatizada do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), substituindo o modelo analógico atual. A modernização faz parte do projeto nacional de ampliação da rede de estações meteorológicas, coordenado pela Superintendência Federal da Agricultura no RS (SFA-RS). Com esta iniciativa, a cidade passa a integrar uma rede nacional de estações meteorológicas modernas.
A nova estação permitirá monitoramento contínuo e transmissão em tempo real de dados como temperatura, umidade, vento, pressão, radiação solar e alertas climáticos, beneficiando a aviação, agricultura, defesa civil e centros de pesquisa.
Representantes do INMET realizaram uma vistoria técnica nesta quarta-feira (2) para alinhar os detalhes da instalação, que trará mais precisão, segurança operacional e suporte à tomada de decisões em dias de instabilidade climática.
Acompanhados pela equipe da gestão do aeroporto, vistoriaram o local as observadoras meteorológicas, Neusa Maria Salvador Machado e Cleunice Maurer, e o coordenador de Apoio do Instituto Nacional de Meteorologia, Marcelo Schneider.
O Rio Grande do Sul conta atualmente com 44 estações meteorológicas operadas pelo INMET e com o novo projeto o número será ampliado para 98 unidades em todo o Estado.
Leia mais:
Economia de Caxias do Sul cresce 0,6% em maio, puxada pelo comércio
TV Câmara Caxias cria cinco cargos para viabilizar o trabalho em sinal aberto
"Geppetto", espetáculo de Fábio Cuelli, estreia no dia 11 de julho em Caxias
Fundo Social da Sicredi Pioneira apoia 87 entidades de Caxias do Sul
Samae faz alerta sobre congelamento de canos e hidrômetros em Caxias
Tags:
Geral Caxias do Sul Aeroporto Hugo Cantergiani estação meteorológica digital INMET