Siga nossas redes sociais
Logotipo - Economia de Caxias do Sul cresce 0,6% em maio, puxada pelo comércio | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Economia de Caxias do Sul cresce 0,6% em maio, puxada pelo comércio | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais icon-whatsapp icon-instagram icon-facebook icon-twitter

Desempenho

Economia de Caxias do Sul cresce 0,6% em maio, puxada pelo comércio

Já a indústria segue em retração no ano. Números foram revelados pela CIC e CDL nesta quinta-feira

Jornalista - Redação

redacao@serraempauta.com.br

Denise Suzin Borges/CIC Caxias
Foto Principal - Notícia

A economia de Caxias do Sul registrou crescimento de 0,6% em maio na comparação com abril, conforme aponta o relatório econômico divulgado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) nesta quinta-feira (3).

selo-salto-ventoso-1.jpeg

>>>> Acesse a lista de transmissão no WhatsApp para receber gratuitamente as principais notícias do dia.

O desempenho positivo foi impulsionado principalmente pelo setor do comércio, que avançou 3,1% no mês. A indústria também teve leve alta de 0,6%, enquanto o setor de serviços recuou -0,7%, o que atenuou o resultado geral.

Na comparação com maio de 2024, o avanço foi mais expressivo: alta de 6,4%, com destaque para os serviços, que cresceram 11,4%. O comércio subiu 8,2% e a indústria apresentou incremento de 3,1%. No mesmo período do ano passado, a atividade econômica foi impactada pelas fortes chuvas que afetaram toda a cadeia produtiva regional.

No acumulado do ano, no entanto, a economia caxiense aponta para estabilidade, com variação positiva de apenas 0,2%. Os serviços acumulam crescimento de 7% e o comércio de 1,4%. A indústria, por sua vez, registra retração de -4%, reflexo de quedas sucessivas nas vendas e menor utilização da capacidade instalada.

No indicador dos últimos 12 meses, o crescimento acumulado da economia local é de 3,5%. O setor de serviços segue como destaque, com alta de 9,7%. Comércio e indústria apresentam avanços mais modestos, de 1% e 0,8%, respectivamente.

O relatório aponta uma desaceleração gradual no ritmo da atividade econômica, influenciada por fatores como juros elevados, incertezas macroeconômicas e menor confiança empresarial.

O diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC, Tarciano Mélo Cardoso, avalia que o desempenho da economia de maio reflete uma acomodação geral, perceptível em todo o País e que também atinge Caxias do Sul. Segundo ele, embora o Município tenha uma base industrial forte, voltada para bens de capital e tradicionalmente impulsionada pelo agronegócio, o cenário atual é de cautela.

"Mesmo com uma supersafra, o produtor hesita em investir diante dos juros elevados e da incerteza sobre o futuro", apontou.

Essa desconfiança, segundo Cardoso, tem enfraquecido o ritmo da indústria e, por consequência, impactado o comércio e os serviços, que também vêm demonstrando lentidão.

Indústria ainda sente os efeitos do ambiente macroeconômico

Apesar do avanço de 0,6% em maio frente a abril, o setor industrial segue pressionado. As compras industriais caíram -10,3% no mês em relação a abril, e embora tenha havido alta na comparação geral com o ano anterior (3,1%), os demais indicadores permanecem com desempenho negativo na comparação com maio de 2024: horas trabalhadas (-5,8%), vendas industriais (-0,7%) e utilização da capacidade instalada (-0,4%). No acumulado do ano, a retração do setor é de -4%, impactada principalmente pela queda de -15,8% nas vendas.

Comércio lidera crescimento no mês

O comércio apresentou o melhor desempenho entre os três setores analisados, com alta de 3,1% em maio sobre abril. Frente a maio do ano passado, o crescimento foi de 8,2%, também influenciado por uma base de comparação afetada pelas chuvas de 2024. Com isso, o setor acumula alta de 1,4% no ano e de 1% nos últimos 12 meses.

Serviços têm maior crescimento no comparativo anual

Mesmo com recuo de -0,7% no mês, o setor de serviços segue com resultados robustos no comparativo anual. Cresceu 11,4% frente a maio de 2024, acumula alta de 7% no ano e de 9,7% no acumulado de 12 meses. O desempenho confirma a resiliência do setor, especialmente em atividades ligadas à saúde, tecnologia e serviços empresariais.

Mercado de trabalho tem saldo negativo

Em maio, Caxias do Sul encerrou o mês com perda de 202 empregos formais. O saldo é resultado de 7.547 admissões e 7.749 desligamentos. A indústria foi o setor mais impactado, com saldo negativo de -267 postos. A agropecuária também teve retração, com -144 vagas. Por outro lado, o comércio gerou 137 novos empregos, os serviços criaram 51 vagas e a construção, 21.

Exportações crescem e saldo da balança é positivo

O comércio exterior apresentou desempenho positivo em maio. As exportações cresceram 10,7% e as importações 22,9% em relação a abril. O saldo da balança comercial teve aumento de 8,5% no mês e de 218,9% em relação a maio de 2024. No acumulado de 12 meses, o crescimento do saldo foi de 15,2%.

Leia mais:
TV Câmara Caxias cria cinco cargos para viabilizar o trabalho em sinal aberto

"Geppetto", espetáculo de Fábio Cuelli, estreia no dia 11 de julho em Caxias
Fundo Social da Sicredi Pioneira apoia 87 entidades de Caxias do Sul
Samae faz alerta sobre congelamento de canos e hidrômetros em Caxias
Comunidade de São Cristóvão, em Caxias, recebe o Forqueta Cultural

Tags:

Economia desempenho Caxias do Sul cresce 0,6% maio puxada comércio