Asdrubal Falavigna e Terciane Luchese comentam desafios da gestão que inicia em maio
redacao@serraempauta.com.br
20.02.2026 - 19h54min
O reitor eleito da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Asdrubal Falavigna, e a vice-reitora eleita, Terciane Ângela Luchese, concederam entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (20), na Sala dos Conselhos, no Bloco A do campus-sede, em Caxias do Sul.
Esse foi o primeiro compromisso com a imprensa após a votação realizada pelos sete integrantes do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), que definiu a nova gestão para o período 2026-2030. A posse está marcada para 3 de maio.
Na primeira manifestação pública após a eleição, Falavigna afirmou que a gestão será pautada pelo diálogo e pelo cuidado com as pessoas.
"Essa universidade é um patrimônio da nossa comunidade. Sabemos da responsabilidade que estamos assumindo. A nossa primeira diretriz estratégica é o cuidado com as pessoas, a ética do cuidado. Só conseguimos transformar uma instituição quando cuidamos das pessoas", disse.
Segundo o reitor eleito, a proposta é fortalecer vínculos e estimular o sentimento de pertencimento dentro da universidade.
"O nosso slogan é 'cuidar para pertencer, pertencer para transformar'. Pessoas acolhidas, com saúde e perspectiva de crescimento, são as que vão transformar a universidade", afirmou.
Questionado sobre os primeiros desafios após a posse, Falavigna destacou que a prioridade será realizar um diagnóstico interno.
"O primeiro passo é ouvir. Vamos conversar com as pessoas, entender o cenário e revisar o planejamento estratégico. Essas conversas começam já em março, para que, em maio, possamos iniciar a gestão com direcionamentos bem definidos", explicou.
A vice-reitora eleita, Terciane Ângela Luchese, também destacou a satisfação com o resultado e o apoio recebido da comunidade acadêmica.
"Ficamos muito felizes não apenas com o resultado no Conselho Diretor, mas também com o reconhecimento de estudantes, professores e técnicos administrativos. Ao longo do processo, recebemos muitas manifestações de apoio e sugestões que ajudaram a construir nosso plano de gestão", afirmou.
Sobre a representatividade feminina em cargos de liderança, Terciane ressaltou que, embora as mulheres sejam maioria entre os docentes, ainda são minoria nos postos mais altos de gestão.
"Somos a maioria enquanto professoras, mas temos uma liderança que por vezes é questiona muito? Será que somos capazes de estar nesses lugares? Me parece que essa representação ela vem com a experiência e com a oportunidade que vai se construindo. A universidade é um espaço de oportunidades. A gente precisa ir conquistando e experimentando esses lugares cada vez mais porque todos temos a ganhar com isso", destacou.
A nova gestão ficará à frente da UCS até 2030.
Leia mais:
Desfile cênico transforma Sinimbu em palco de filó em Caxias do Sul
Olivas de Gramado promove Festival do Azeite com experiências imersivas
Asdrubal Falavigna é eleito novo reitor da UCS
Documentário mostra a história não contada da formação da Zona Norte de Caxias
Setor vitivinícola entrega demandas a Geraldo Alckmin em Caxias do Sul
Tags:
Geral entrevista coletiva Asdrubal Falavigna Terciane Luchese UCS defendem diálogo cuidado pessoas Caxias do Sul
