“Cambada” estreia com sessão gratuita na terça-feira (24), na Sala de Cinema Ulysses Geremia
redacao@serraempauta.com.br
20.02.2026 - 09h48min
Caxias do Sul é conhecida pela força de sua indústria e pela colonização italiana, mas existe uma outra cidade que cresceu à margem deste milagre econômico. É isso que retrata o documentário “Cambada”, longa-metragem de estreia do diretor Maicon Cesar, que estreia na terça-feira (24), às 19h30, com sessão gratuita na na Sala de Cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás.
A produção joga luz sobre as décadas de 1970 e 1980, quando milhares de trabalhadores deixaram o campo para construir a vida – e a própria cidade – na região da Zona Norte.
Ancorado em uma profunda pesquisa histórica e depoimentos inéditos de moradores pioneiros, o filme narra a odisséia de famílias que se instalaram em bairros como Serrano, Vila Ipê e Santa Fé. Sem infraestrutura básica, sem apoio público e muitas vezes sob repressão, esses novos caxienses precisaram abrir caminhos no barro com os próprios pés.
"A verdadeira fundação da cidade foi feita pelas mãos de quem a construiu. É desse entendimento que se origina o projeto Cambada. O filme investiga como a falta de planejamento urbano gerou uma 'cidade clandestina', obrigando a população a se organizar coletivamente”, detalha o diretor.
Ele explica que foi nesse contexto do coletivo que nasceu o título do documentário: o termo 'cambada', muitas vezes usado de forma pejorativa, e ressignificado na tela como símbolo de união comunitária, resistência e força de trabalho.
Com depoimentos emocionantes e uma narrativa que mistura a poética da memória com a dureza dos problemas socioeconômicos, o documentário dá voz àqueles que lutaram pelo direito básico à terra.
Maicon Cesar é diretor, roteirista e produtor. Nascido e criado na Zona Norte de Caxias do Sul, traz em sua obra o olhar de quem vivenciou as transformações do território que documenta. “Cambada” marca sua estreia em longas-metragens, consolidando uma trajetória dedicada à intersecção entre comunicação, tecnologia e resgate histórico.
Com vasta experiência como editor de revistas e portais de cinema, Maicon utiliza sua bagagem na crítica e na produção audiovisual para construir narrativas que transformam dados e memórias locais em uma história universal de identidade e pertencimento.
Mais informações sobre a produção podem ser conferidas no @cambada.doc.
Leia mais:
Setor vitivinícola entrega demandas a Geraldo Alckmin em Caxias do Sul
Câmara de Caxias do Sul arquiva reajuste no auxílio-alimentação dos servidores
Leite anuncia duplicação da RS-122 e RS-453 entre Farroupilha e Bento Gonçalves
Festa da Uva começa em Caxias do Sul e segue até 8 de março
Inicia o ano letivo em 82 escolas municipais de Caxias do Sul
Tags:
Cultura em Pauta Cultura Caxias do Sul Documentário história formação Zona Norte Cambada
