"Mata Virgem", de Aline Tanaã, tem sessão nesta quarta-feira (30)
redacao@serraempauta.com.br
29.07.2025 - 17h39min
A Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Caxias do Sul (Apadev) recebe nesta quarta-feira (30), às 15h, uma exibição especial do videoarte “Mata Virgem”, da atriz Aline Tanaã. O curta-metragem, que estreou no dia 15 de julho no Centro de Cultura Ordovás, terá sessão com recurso de audiodescrição, possibilitando que pessoas com deficiência visual tenham acesso ao conteúdo. A atividade é gratuita.
Com direção geral e atuação de Tanaã, “Mata Virgem” se posiciona como um manifesto ecofeminista, tensionando as relações entre natureza, corpo e poder. A obra conta com visual denso e provocativo. A direção de fotografia é de Angela Pimentel e a produção artística é assinada por Pepe Pessoa. As gravações e o trabalho de edição foram de Gabriela Demore.
De acordo com Tanaã, o processo de criação do vídeo se deu a partir de um roteiro poético, que ganhou forma no trabalho conjunto com Angela e Gabriela. Para o espectador, o texto se apresenta em forma de narração, como se “a voz da Terra” estivesse conversando.
Todas as cenas foram gravadas em um sítio, no interior de Caxias do Sul, com figurinos criados por Pepe Pessoa a partir da relação entre elementos naturais e artificiais.
Mais informações sobre a obra podem ser conferidas no perfil da atriz no Instagram.
Leia mais:
Farroupilha terá projeto de contenção de talude na Estrada Salto Ventoso
Inicia limpeza da lagoa do Parque Oásis, em Caxias do Sul
Festival Ronco do Bugio, de São Francisco de Paula, divulga músicas classificadas
Caxias ativa redutores de velocidade nas Perimetrais na próxima semana
Randoncorp está entre as 10 empresas mais inovadoras do Sul do Brasil
Tags:
Cultura em Pauta Cultura Caxias do Sul Apadev exibição videoarte acessibilidade sessão Mata Virgem Aline Tanaã