Iniciativa oferece crédito com taxas acessíveis, atendimento personalizado e foco em educação financeira para associados da entidade empresarial
redacao@serraempauta.com.br
04.08.2025 - 10h04min
O Banco da Família e a Microempa, entidade representativa de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul, firmaram uma parceria para facilitar e ampliar o acesso ao crédito, além de oferecer apoio técnico e financeiro aos cerca de 3 mil associados da entidade, com foco especial em empreendedores de Caxias do Sul e região.
A parceria prevê a oferta de linhas de crédito com taxas de juros mais baixas do que as praticadas no mercado tradicional, voltadas para capital de giro, reformas e melhorias nos negócios. Além disso, também será oferecida a opção de crédito consignado em folha de pagamento, via convênio com as empresas associadas.
No encontro realizado na última terça-feira (29), na sede da Microempa, em Caxias, a presidente do Banco da Família, Isabel Baggio, destacou que a parceria reforça o compromisso da instituição com a inclusão financeira e o fortalecimento dos pequenos negócios em um momento importante da economia brasileira.
"Essa injeção de recursos no empreendedorismo gaúcho deve impactar o desenvolvimento do comércio da região e da sociedade. Acreditamos que democratizar o crédito é uma forma concreta de transformar realidades e impulsionar o crescimento regional", afirma Isabel, que também preside a Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças.
Um dos diferenciais da ação é o atendimento personalizado, como explica Fábio Michaito, gerente do Banco da Família em Caxias do Sul. Um agente de crédito exclusivo atuará junto à Microempa, com foco em visitar os empreendedores, conhecer de perto a realidade socioeconômica e familiar de cada cliente e, a partir disso, oferecer uma consultoria financeira individualizada.
"Nosso objetivo é ajudar o empreendedor a encontrar o crédito mais adequado para sua realidade e fazer um uso estratégico dos recursos. Isso vai além de um empréstimo: é uma forma concreta de promover educação financeira, gerar autonomia e fortalecer o negócio no longo prazo."
Segundo Antônio Bressan, diretor-executivo da Microempa, a expectativa para os primeiros meses da parceria é atender um número expressivo de associados, possibilitando investimentos em capital de giro, compra de equipamentos e expansão dos negócios.
"Mais do que crédito, estamos oferecendo suporte em momentos de instabilidade e reforçando a educação financeira dos empresários. As condições diferenciadas, como taxas mais competitivas e prazos flexíveis, tornam essa linha de crédito ainda mais atrativa. É uma união de forças com o Banco da Família, que tem ampla experiência em inclusão financeira e que vem ao encontro da missão da Microempa de fortalecer o empreendedorismo e impulsionar a economia local".
Leia mais:
Cidades da Serra recebem painéis sobre produção cultural nesta semana
Festival internacional de Folclore de Nova Petrópolis comemora sucesso da 52ª edição
Interrupção de água nesta terça-feira pode afetar 54% de Caxias do Sul
Sicredi Pioneira destina R$ 484 milhões no Plano Safra 2025/2026
Compliance e a penalidade para empresas: a importância da prevenção
Tags:
Economia, suporte Banco da Família Microempa parceria pequenos negócios Caxias do Sul região